Ensino de Geografia na perspectiva da efetivação do Novo Ensino Médio

Estudo de caso na Escola Estadual 13 de Setembro em Boa Vista/RR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24979/ambiente.v17i3.1481

Palavras-chave:

Educação, Ensino, NEM, Geografia

Resumo

O Novo Ensino Médio (NEM) é uma política educacional implementada a partir da Medida Provisória n° 746/2016, convertida na Lei n° 13.415/2017, com início em Roraima em 2022. Este estudo visa analisar a percepção dos professores de Geografia da Escola Estadual 13 de Setembro, em Boa Vista, RR, sobre a eficácia e as implicações do NEM. Para tanto, foi adotada uma abordagem dedutiva, exploratória e descritiva, utilizando questionários aplicados a dois docentes da disciplina. Os resultados revelaram que os professores têm expectativas negativas em relação à implementação do NEM, citando a falta de estrutura e recursos adequados como principais obstáculos para o sucesso da proposta. Além disso, a insuficiência de capacitação profissional e organizacional foi identificada como um fator crítico que compromete a qualidade do ensino, contribuindo para a desmotivação dos alunos. Os docentes destacaram a urgência de uma revisão das políticas educacionais para que a escola possa atender de forma eficaz às demandas e objetivos propostos pelo NEM. Assim, o estudo evidencia a necessidade de um diálogo mais profundo sobre a implementação dessa política, a fim de promover melhorias na educação básica e garantir uma formação de qualidade aos estudantes.

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Biografia do Autor

  • Haroldo Scacabarossi, Universidade Estadual de Roraima

    Doutor em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Ceará - UFC - CE (2018). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento PPGAD do Centro Universitário UNIVATES - Lajeado - RS (2013). Especialista em Meio Ambiente e Políticas Públicas pela Faculdade CATHEDRAL, Boa Vista - RR (2003); Graduado em Licenciatura plena em Geografia pela Universidade Federal de Roraima UFRR (1999). É professor da Universidade Estadual de Roraima (UERR) onde ministra disciplinas no curso de Licenciatura em Geografia como também no curso de pós-graduação Especialização em Geografia, com Ênfase em Ensino e  Mestrado Profissional em ensino de Geografia em rede nacional, onde também é o atual coordenador.

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Publicado

27/12/2024

Como Citar

Ensino de Geografia na perspectiva da efetivação do Novo Ensino Médio: Estudo de caso na Escola Estadual 13 de Setembro em Boa Vista/RR. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], v. 17, n. 3, p. 1–13, 2024. DOI: 10.24979/ambiente.v17i3.1481. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/1481. Acesso em: 30 jan. 2025.

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