A Filosofia e o Estado na construção de uma ética ecológica

Autores

  • Rafael Parente Ferreira Dias Universidade Estadual de Roraima/UERR
  • Rodrigo Parente Ferreira Dias

DOI:

https://doi.org/10.24979/p1b5kp46

Palavras-chave:

Ética. Ecologia. Estado. Responsabilidade.

Resumo

O presente trabalho pretende abordar dois pontos principais: a importância de um estudo da ética conjugado com a ecologia; e o papel do Estado na construção de uma ética ecológica. Hodiernamente, constata-se como a sociedade de consumo trata a natureza de forma superficial e secundária. As ações humanas, objeto de estudo da ética, sob o prisma da correção da conduta, não trazem em seu bojo, em regra, a preocupação com o meio ambiente, uma vez que estão pautadas no viés ultrapassado de controle e domínio do homem sobre os demais seres vivos e o planeta. Superar o modelo antropocêntrico pautado em uma visão de mundo mecanicista e reducionista é o primeiro passo. A proposta é apresentar um novo paradigma, fundamentada no ecocentrismo e na preocupação com as gerações futuras, uma visão holística, sistêmica, onde o ser humano reconhece o valor do meio ambiente e a necessidade de preservá-lo. Ademais, analisaremos também o papel do Estado na construção e desenvolvimento de uma ética ecológica, bem como os desafios que surgem dessa complexa relação. Quanto à metodologia, trata-se de um estudo essencialmente bibliográfico; utilizamos referências específicas sobre o tema ética e/ou ecologia, bem como livros mais genéricos, que apenas margeiam o tema. A consulta privilegiou autores que buscam promover a conscientização por soluções sustentáveis para os desafios ambientais enfrentados pelo planeta. Entre eles, destacam-se: Hans Jonas, Fritjof Capra e Leonardo Boff. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ALENCASTRO, Mario Sergio Cunha. Ética e meio ambiente: construindo as bases para um futuro sustentável. Curitiba: Intersaberes, 2015.

BOFF, Leonardo. Ecologia: grito da Terra, grito dos pobres: dignidade e direitos da Mãe Terra. Petrópolis: Vozes, 2015.

BONAVIDES, Paulo. Ciência Política. São Paulo: Malheiros Editores, 2012.

CAMARGO, Leonardo Nunes. Ética global: perspectivas e desafios. Curitiba: Intersaberes, 2019.

CAPRA, Fritjof. A teia da vida: uma nova compreensão científica dos sistemas vivos. São Paulo: Cultrix, 2006.

JONAS, Hans. O princípio responsabilidade: Ensaio de uma ética para a civilização tecnológica. Rio de Janeiro: Contraponto, 2006.

PELIZZOLI, Marcelo L. Correntes da ética ambiental. Petrópolis: Vozes, 2002.

TEMPERATURA GLOBAL. O aumento alarmante da temperatura global. UNEP, [s/d]. Disponível em: https://www.unep.org/pt-br/noticias-e-reportagens/reportagem/o-aumento-alarmante-da-temperatura-global#:~:text=Os%20%C3%BAltimos%20seis%20anos%20foram,pr%C3%A9%2Dindustrial%20(1880). Acessado em: 05/11/2023.

Downloads

Publicado

07/05/2024

Como Citar

A Filosofia e o Estado na construção de uma ética ecológica. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], v. 16, n. 3, p. 1–16, 2024. DOI: 10.24979/p1b5kp46. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/1324. Acesso em: 10 jan. 2025.

Artigos Semelhantes

91-100 de 140

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.