A Filosofia e o Estado na construção de uma ética ecológica
DOI:
https://doi.org/10.24979/p1b5kp46Palavras-chave:
Ética. Ecologia. Estado. Responsabilidade.Resumo
O presente trabalho pretende abordar dois pontos principais: a importância de um estudo da ética conjugado com a ecologia; e o papel do Estado na construção de uma ética ecológica. Hodiernamente, constata-se como a sociedade de consumo trata a natureza de forma superficial e secundária. As ações humanas, objeto de estudo da ética, sob o prisma da correção da conduta, não trazem em seu bojo, em regra, a preocupação com o meio ambiente, uma vez que estão pautadas no viés ultrapassado de controle e domínio do homem sobre os demais seres vivos e o planeta. Superar o modelo antropocêntrico pautado em uma visão de mundo mecanicista e reducionista é o primeiro passo. A proposta é apresentar um novo paradigma, fundamentada no ecocentrismo e na preocupação com as gerações futuras, uma visão holística, sistêmica, onde o ser humano reconhece o valor do meio ambiente e a necessidade de preservá-lo. Ademais, analisaremos também o papel do Estado na construção e desenvolvimento de uma ética ecológica, bem como os desafios que surgem dessa complexa relação. Quanto à metodologia, trata-se de um estudo essencialmente bibliográfico; utilizamos referências específicas sobre o tema ética e/ou ecologia, bem como livros mais genéricos, que apenas margeiam o tema. A consulta privilegiou autores que buscam promover a conscientização por soluções sustentáveis para os desafios ambientais enfrentados pelo planeta. Entre eles, destacam-se: Hans Jonas, Fritjof Capra e Leonardo Boff.
Downloads
Referências
ALENCASTRO, Mario Sergio Cunha. Ética e meio ambiente: construindo as bases para um futuro sustentável. Curitiba: Intersaberes, 2015.
BOFF, Leonardo. Ecologia: grito da Terra, grito dos pobres: dignidade e direitos da Mãe Terra. Petrópolis: Vozes, 2015.
BONAVIDES, Paulo. Ciência Política. São Paulo: Malheiros Editores, 2012.
CAMARGO, Leonardo Nunes. Ética global: perspectivas e desafios. Curitiba: Intersaberes, 2019.
CAPRA, Fritjof. A teia da vida: uma nova compreensão científica dos sistemas vivos. São Paulo: Cultrix, 2006.
JONAS, Hans. O princípio responsabilidade: Ensaio de uma ética para a civilização tecnológica. Rio de Janeiro: Contraponto, 2006.
PELIZZOLI, Marcelo L. Correntes da ética ambiental. Petrópolis: Vozes, 2002.
TEMPERATURA GLOBAL. O aumento alarmante da temperatura global. UNEP, [s/d]. Disponível em: https://www.unep.org/pt-br/noticias-e-reportagens/reportagem/o-aumento-alarmante-da-temperatura-global#:~:text=Os%20%C3%BAltimos%20seis%20anos%20foram,pr%C3%A9%2Dindustrial%20(1880). Acessado em: 05/11/2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2024 Rafael Parente Ferreira Dias, Rodrigo Parente Ferreira Dias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Todo o conteúdo desta revista está protegido pela Lei de Direitos Autorais (9.610/98). A reprodução parcial ou completa de artigos, fotografias ou artes no geral contidas nas publicões deve ser creditada ao autor em questão. A revista Ambiente: Gestão e Desenvolvimento (ISSN 1981-4127) é distribuída sob a licença Creative Commons – Atribuição – uso comercial – compartilhamento pela mesma licença (BY). Há permissão de uso e criação de obras derivadas do material, contanto que haja atribuição de créditos (BY). As publicaçãos são distribuídas gratuitamente no site oficial.