Avaliação e planejamento participativo na dinâmica curricular da Educação Física escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24979/p0s37m71

Palavras-chave:

Avaliação, Planejamento Participativo, Educação Física Escolar, Currículo

Resumo

Este artigo aborda a temática da avaliação e do planejamento participativo na dinâmica curricular da educação física escolar. O objetivo é discutir instrumentos e critérios avaliativos à luz do planejamento participativo. A discussão abrange subsídios para uma perspectiva teórica e metodológica da educação física escolar ancorada no pensamento da complexidade e orientada à justiça social. As seções do texto foram estruturadas a partir do diálogo estabelecido com professores/as de educação física por ocasião da participação dos/as autores/as no curso de extensão Possibilidades e Desafios da Educação Física no Ensino Médio, realizado no âmbito do Programa de Residência Pedagógica – Educação Física e do Grupo de Estudo e Pesquisa Arte em Movimento (GEPAM) da Universidade Estadual de Roraima.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Profa. Dra. Luciana Venâncio, Universidade Federal do Ceará
    Pós-Doutora em Educação. Professora Adjunta no Instituto de Educação Física e Esportes da Universidade Federal do Ceará. Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Mestrado Profissional em Educação Física Escolar (ProEF/Polo UFC). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física Escolar e Relações com os Saberes (GEPEFERS). E-mail: luvenancio@ufc.br
  • Prof. Dr. Luiz Sanches Neto, Universidade Federal do Ceará

    Pós-Doutor em Educação. Professor Adjunto no Instituto de Educação Física e Esportes da Universidade Federal do Ceará. Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Mestrado Profissional em Educação Física Escolar (ProEF/Polo UFC). Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Física Escolar e Processos Formativos Colaborativos Profa. Dra. Adriana Inês de Paula (AIP). E-mail: luizsanchesneto@ufc.br

Referências

BORGES, Cecília Maria Ferreira; SANCHES NETO, Luiz. Compartilhando a análise de práticas pedagógicas na educação física: perspectivas colaborativas. Instrumento, Juiz de Fora-MG, v. 16, n. 2, pp. 231-248, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/revistainstrumento/article/view/18914. Acesso em: 15 set. 2022.

CORREIA, Walter Roberto. Planejamento participativo e o ensino da educação física no 2º grau. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 10, n. 2, pp. 43-48, 1996. Disponível em: . Acesso em: 15 set. 2022.

CORSINO, Luciano Nascimento; CONCEIÇÃO, Willian Lazaretti da (Orgs.). Educação física escolar e relações étnico-raciais: subsídios para a implementação das leis 10.639/03 e 11.645/08. Curitiba: CRV, 2016.

DARIDO, Suraya Cristina; RANGEL-BETTI, Irene Conceição Andrade; RAMOS, Glauco Nunes Souto; GALVÃO, Zenaide; FERREIRA, Lílian Aparecida; SILVA, Eduardo Vinícius Mota e; RODRIGUES, Luiz Henrique; SANCHES NETO, Luiz; PONTES, Gustavo Henrique; CUNHA, Felipe Pinheiro da. A educação física, a formação do cidadão e os parâmetros curriculares nacionais. Revista Paulista de Educação Física, São Paulo, v. 15, n. 1, pp. 17-32, 2001. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.2001.139482. Acesso em: 15 set. 2022.

FARIAS, Uirá de Siqueira; NOGUEIRA, Valdilene Aline; SOUSA, Cláudio Aparecido de Sousa; MALDONADO, Daniel Teixeira. Educação Física escolar no ensino fundamental: o planejamento participativo na organização didático-pedagógica. Motrivivência, Florianópolis, v. 31, n. 58, pp. 1-24, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e55270. Acesso em: 15 set. 2022.

FERREIRA, Emmanuelle Cynthia da Silva; SANCHES NETO, Luiz; VENÂNCIO, Luiz. Os desafios da supervisão do estágio em educação física na educação infantil: a perspectiva de uma professora-pesquisadora em Fortaleza. Revista Didática Sistêmica, Rio Grande-RS, v. 23, n. 2, pp. 182–206, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.14295/rds.v23i2.13403. Acesso em: 15 set. 2022.

FLOR, Breno Mascarenhas Sá de; LIMA, Cintya Emanuelle Souza; SILVA, Iury Crislano de Castro; SANCHES NETO, Luiz; VEN NCIO, Luciana. Planejamento participativo como instrumento político e pedagógico em aulas de educação física no programa de residência pedagógica. Revista Brasileira de Educação Física Escolar, Curitiba, v. 6, n. 2, pp. 123-137, 2020. Disponível em: https://www.rebescolar.com/_files/ugd/517549_9e647c6c3e0c42a7b6e3056746becac3.pdf. Acesso em: 15 set. 2022.

FREIRE, Paulo Reglus Neves. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

LIMA, Cyntia Emanuele Souza; FERREIRA, Emmanuelle Cynthia da Silva; SANCHES NETO, Luiz; VENÂNCIO, Luciana. breaking cultural “taboos” about the body and gender: Brazilian students’ emancipation from a thematic perspective of school physical education. In: ORTEGA-SÁNCHEZ, Delfín; SANZ DE LA CAL, Esther; IBÁÑEZ QUINTANA, Jaime; BORGHI, Beatrice (Orgs.). Gender equality and women’s empowerment in education. Lausanne: Frontiers Media, 2022, pp. 52-59. Disponível em: https://doi.org/10.3389/feduc.2020.00155. Acesso em: 15 set. 2022.

LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias de currículo. São Paulo: Cortez, 2011.

MARTINS, Rodrigo Lema Del Rio; SILVA, Adriane Corrêa da; SANCHES NETO, Luiz. Educação física escolar no tempo presente: dilemas e contradições para a escola pública no enfrentamento da pandemia. In: VAGO, Tarcísio Mauro; LARA, Larissa Michelle; MOLINA NETO, Vicente (Orgs.). Educação Física e ciências do esporte no tempo presente: desmonte dos processos democráticos, desvalorização da ciência, da educação e ações em defesa da vida. Maringá: EdUEM, 2021, pp. 181-200. Disponível em: https://public.cbce.org.br/arquivos/repositorio/61af83b40cab4ef_ciencias_do_esporte_tempo_presente.pdf. Acesso em: 15 set. 2022.

MATOS, Giselle Fontenelle de; CARDOSO, Vinícius Denardin; NICOLETTI, Lucas Portilho. Um conhecimento sobre a formação de professores de educação física na perspectiva inclusiva. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, Boa Vista, v. 15, n. 1, pp. 63-76, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.24979/ambiente.v15i1.1061. Acesso em: 18 set. 2022.

MATURANA ROMESÍN, Humberto Augusto Gastón. Emoções e linguagem na educação e na política. Belo Horizonte: UFRMG, 2005.

NOZAKI, Joice Mayumi. Avaliação no ensino médio nas aulas de educação física. In: GEPAM (Org.). Curso de Extensão: Possibilidades e Desafios da Educação Física no Ensino Médio. Programa de Residência Pedagógica – Educação Física – e Grupo de Estudo e Pesquisa Arte em Movimento (GEPAM), Universidade Estadual de Roraima – UERR, Boa Vista, 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=HAqjLGnLRUg. Acesso em: 15 set. 2022.

OKIMURA-KERR, Tiemi; ULASOWICZ; Carla; SANCHES NETO, Luiz; VENÂNCIO, Luciana (Orgs.). Educação física no ensino fundamental I: perspectivas de sistematização dos blocos de conteúdos temáticos. Curitiba: CRV, 2017, v. 26.

SANCHES NETO, Luiz; CONCEIÇÃO, Willian Lazaretti da; OKIMURA-KERR, Tiemi; VENÂNCIO, Luciana; VOGEL, Audrei Juliana Zeferino; FRANÇA, André Luiz; CORSINO, Luciano Nascimento; RODRIGUES, Jéssica Camila Ramos; FREITAS, Tatiana Pereira de. Demandas ambientais na educação física escolar: perspectivas de adaptação e de transformação. Movimento, Porto Alegre, v. 19, n. 4, pp. 309-330, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.22456/1982-8918.41079. Acesso em: 15 set. 2022.

SANCHES NETO, Luiz; VENÂNCIO, Luciana. A luta por visibilidade dɘs afrolatinɘs como desafio curricular à educação física antirracista. In: FILGUEIRAS, Isabel Porto; MALDONADO, Daniel Teixeira (Orgs.). Currículo e prática pedagógica de educação física escolar na América Latina. Curitiba: CRV, 2020, v. 43, pp. 19-33

SANTOMÉ, Jurjo Torres. Currículo escolar e justiça social: o cavalo de Troia da educação. Porto Alegre: Penso, 2013.

SANTOS, Felipe Néo dos; SÁ NETO, Francisco Pereira; VENÂNCIO, Luciana; SANCHES NETO, Luiz. Possibilidades de intervenção e de avaliação em educação física escolar no ensino remoto: parceria colaborativa por meio do PIBID. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, Fortaleza, v. 2, n. 3, e021022, pp. 1-12, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.51281/impa.e021022. Acesso em: 15 set. 2022.

SILVA, Peterson Amaro; NOFFS, Neide de Aquino. Planejamento participativo nas aulas de educação física escolar: significados existentes nesta proposta. Curitiba: Brazil Publishing, 2020.

SILVANO, Hugo Vieira; VENÂNCIO, Luciana; SANCHES NETO, Luiz. ​Avaliação do processo de aprendizagem: ​algumas implicações à educação física escolar. Revista Brasileira de Educação Física Escolar, Curitiba, v. 5, n. 3, pp. 156-186, 2020. Disponível em: https://www.rebescolar.com/_files/ugd/efd449_332e368f320e4f1db3930960856bab90.pdf. Acesso em: 15 set. 2022.

VENÂNCIO, Luciana. A relação com o saber e o tempo pedagogicamente necessário: narrativas de experiência com a educação física escolar. Revista de Estudos de Cultura, São Cristóvão-SE, v. 5, n. 14, pp. 89-102, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.32748/revec.v5i14.13268. Acesso em: 15 set. 2021.

VENÂNCIO, Luciana. Educação física escolar e planejamento participativo: possibilidades dialógicas, pedagógicas e políticas. In: GEPEF (Org.). Seminário Virtual de Educação Física Escolar. Grupo de Estudos em Educação Física Escolar (GEPEF), Universidade Estadual do Ceará – UECE, Fortaleza, 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=0J7l_bX5Zfo. Acesso em: 15 set. 2022.

VENÂNCIO, Luciana; BRUNO, Brena Dias; SILVA, Iury Crislano de Castro; FLOR, Breno José Mascarenhas Sá de; GONÇALVES, Yasmin; SANCHES NETO, Luiz. Temas e desafios (auto)formativos para professorǝs de educação física à luz da didática e da justiça social. Cenas Educacionais, Caetité-BA, v. 4, n. e10778, p. 1-40, 2021. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/cenaseducacionais/article/view/10778. Acesso em: 15 set. 2022.

VENÂNCIO, Luciana; SANCHES NETO, Luiz. Instrumentos e critérios no processo de avaliação em educação física escolar. Instrumento, Juiz de Fora-MG, v. 21 n. 1, pp. 58-73, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/revistainstrumento/article/view/19136. Acesso em: 15 set. 2022.

VENÂNCIO, Luciana; SANCHES NETO, Luiz. Avaliação e planejamento participativo na dinâmica curricular da educação física escolar. In: GEPAM (Org.). Curso de Extensão: Possibilidades e Desafios da Educação Física no Ensino Médio. Programa de Residência Pedagógica – Educação Física – e Grupo de Estudo e Pesquisa Arte em Movimento (GEPAM), Universidade Estadual de Roraima – UERR, Boa Vista, 2021. Disponível em: https://youtu.be/L29tX4y1QOg. Acesso em: 15 set. 2022.

VENÂNCIO, Luciana; SANCHES NETO, Luiz. A complexidade dos desafios da educação física na escolarização brasileira na perspectiva da relação com o saber dos(as) alunos(as). Revista Internacional Educon, v. 3, n. 1, e22031019, pp. 1-15, 2022a. Disponível em: https://doi.org/10.47764/e22031019. Acesso em: 15 set. 2022.

VENÂNCIO, Luciana; SANCHES NETO, Luiz. Tornar-se professor(a)-pesquisador(a) de educação física. In: LEITÃO, Arnaldo Sifuentes; PEREIRA, Mateus Camargo (Orgs.). Educações físicas: temas emergentes para mundos (im)possíveis. Curitiba: CRV, 2022b, v. 1, pp. 39-52. Disponível em: https://doi.org/10.24824/978652512446.9. Acesso em: 15 set. 2022.

VENÂNCIO, Luciana; SANCHES NETO, Luiz; CHARLOT, Bernard; CRAIG, Cheryl J. Relações com os saberes e experiências (auto)formativas na educação física: perspectivas docentes ao confrontar injustiças sociais em situações adversas de ensino e aprendizagem. Movimento, Porto Alegre, v. 28, n. e28020, pp. 1-21, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.22456/1982-8918.122698. Acesso em: 15 set. 2022.

VENÂNCIO, Luciana; SANCHES NETO, Luiz; OKIMURA-KERR, Tiemi; ULASOWICZ, Carla (Orgs.). Educação física no ensino fundamental II: saberes e experiências educativas de professores(as)-pesquisadores(as). Curitiba: CRV, 2017, v. 29.

ZABALA I VIDIELLA, Antoni. Enfoque globalizador e pensamento complexo: uma proposta para o currículo escolar. Porto Alegre: Artmed, 2002.

Downloads

Publicado

17/07/2023

Como Citar

Avaliação e planejamento participativo na dinâmica curricular da Educação Física escolar. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], p. 45–69, 2023. DOI: 10.24979/p0s37m71. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/1119. Acesso em: 23 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

81-90 de 179

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.