Educação e interculturalidade no contexto roraimense

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24979/ambiente.v15i3.1063

Palavras-chave:

Educação Intercultural, Interculturalidade, Formação Continuada, Prática Docente

Resumo

A proposta de discussão sobre a relação entre a educação e a interculturalidade se justifica pelo próprio contexto em que o estado de Roraima se encontra, imbricado entre duas fronteiras. O intuito principal é analisar as possibilidades de construção de uma proposta pedagógica para o trabalho educação intercultural nas escolas de Roraima, a partir das perspectivas histórica e cultural. A pesquisa resulta de um levantamento bibliográfico acerca da temática e análise de alguns pontos do DCR e de dados da SEED. Os resultados indicam a falta de uma política de formação continuada para a educação intercultural e a necessidade de uma proposta governamental que contribua para a atuação dos professores em cada uma das escolas do nosso estado. Deste modo, os professores ficam à mercê de sua criatividade para atuar e atender a todos os seus alunos.

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Biografia do Autor

  • Silvana Mara Carvalho Moura, Universidade Estadual de Roraima/UERR

    Mestranda em Educação pela Universidade Estadual de Roraima (UERR); Graduada em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Federal do Pará (UFPA) (2001); especialista em Língua Portuguesa: uma abordagem textual pela Universidade Federal do Pará (UFPA) - Campus de Santarém (2003). Professora da rede estadual de Roraima – SEED/RR..

  • Alessandra Santos, Universidade Estadual de Roraima/UERR

    Doutora em Linguística pela Universidade de Brasilia (2012). Mestre em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005), possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Atualmente é professora do quadro efetivo da Universidade Estadual de Roraima. Professora do Mestrado Acadêmico em Educação da UERR/IFRR. Realiza atividades de ensino e pesquisa relacionadas as línguas humanas (patologias, aquisição e aprendizagem), contato linguístico e formação de professores de línguas materna e/ou segundas línguas.

  • Jairzinho Rabelo, Universidade Estadual de Roraima/UERR

    Doutor em Linguística e Língua Portuguesa (2016 - 2020) pela Unesp/Araraquara, Mestre em Letras (2010 - 2012) pela UFRR, tendo como linha de pesquisa Língua e Cultura Regional. Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras - Literatura pela UFRR - Universidade Federal de Roraima (1998). Especialização em Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura pelo IBEPEX (2005). Professor do Governo do Estado desde 31/01/1995 e desde 24/07/06 é professor da Universidade Estadual de Roraima (UERR). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em PRÁTICA DE ENSINO, LEITURA, PRODUÇÃO TEXTUAL, METODOLOGIA DE ENSINO DE LÍNGUAS, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, educação indígena e elaboração e orientação de projetos.

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Publicado

14/02/2023

Edição

Seção

Ciências Humanas

Categorias

Como Citar

Educação e interculturalidade no contexto roraimense. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], v. 15, n. 3, p. 11–18, 2023. DOI: 10.24979/ambiente.v15i3.1063. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/1063. Acesso em: 4 dez. 2024.

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