Implantação de políticas afirmativas na Universidade Federal de Roraima

O extremo norte amazônico, resistências, tensões e desafios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24979/xj1sf332

Palavras-chave:

Ações afirmativas, Políticas Públicas, Tensões e desafios, Roraima

Resumo

O trabalho encaixa-se no “Grupo de Trabalho 08 – Questões educacionais na contemporaneidade e os desafios da interculturalidade” e tem como questão central as políticas de ação afirmativa em Roraima nas universidades deste extremo norte, as resistências, tensões e desafios para sua implantação. No Estado de Roraima, de acordo com dados do Instituto Brasileiro e Geografia e Estatística, o percentual de negros (inclui pardos) entre a população é de 73,3%. Nosso objetivo é discutir a respeito da questão, visto que a questão negra pouco espaço tem ocupado nas discussões nas universidades. Ao inviabilizar ou não dar a visibilização necessária a questão, compreendemos que vamos permitindo a reprodução do racismo, da discriminação e do preconceito nestes espaços de formação. A metodologia foi baseada em análises bibliográficas priorizando os dados bibliográficos em Munanga, Nogueira, além de legislações de ação afirmativas nas universidades em Roraima. O artigo é resultado das leituras, de reflexões, fichamentos e inquietações sobre nossa realidade local, realizadas no Grupo de Estudos em Educação, Interculturalidade e Emancipação Humana – GEEINEH, ligado a linha de pesquisa Educação do Campo, Educação Indígena e Interculturalidade do Mestrado Acadêmico (PPGE/UERR/IFRR). O artigo é pertinente para a comunidade acadêmica e geral, pois reafirma a necessidade de pautar tais questões, sobretudo dentro do contexto de Roraima, cuja produção científica acerca da temática ainda é pouco suficiente.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ARROYO, Miguel. O direito à educação e a nova segregação social e racial: tempos insatisfatórios? Educação em Revista, Belo Horizonte, v.31, n.03, p.15-47, julho/set 2015.

BARBOSA, Lúcio Benedito Mauro. Cotas e Universidade: ações afirmativas para o segmento negro no ensino superior público. 2010. 51p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Especialização em Docência do Ensino Superior, Universidade Candido Mendes, Vitória, ES, 2010.

CAMARGO, Leila Maria. Fronteiras e atravessamentos éticos e morais da cultura brasileira em ambientes escolares: estudo de caso do ethos nacional em uma região de fronteiras amazônicas. 2016, 173p. Tese (Doutorado) – Doutorado em Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2016.

CAMARGO, Leila Maria; CASALI, Alípio. Fronteiras da República em Roraima: conflitos e desafios curriculares. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 21, n. 61, p. 168-182 abril/junho 2020.

COSTA, Renilda Aparecida; LIRA, Lucia Maria Barbosa. As políticas de ação afirmativa e a inserção de estudantes negros e indígenas na Universidade Federal do Amazonas. Revista da ABPN, São Paulo, v.13, p. 188-209, abril 2021.

FARIAS, Jonathan Souza de. Equidade de acesso por meio de ações afirmativas: a importância das cotas para ingresso no ensino superior público. Revista em favor da Igualdade Racial, Acre, v.5, n.1, p.99-113, jan-abr. 2022.

JORNAL FOLHA DE BOA VISTA. UFRR cancelou matrícula de oito alunos de medicina por suspeita de fraude. Disponível em: < https://folhabv.com.br/noticia/CIDADES/Capital/-UFRR-cancelou-matricula-de-oito-alunos-de-medicina-por-suspeita-de-fraude/85498>. Acesso em: 08 agosto 2022.

JORNAL FOLHA DE BOA VISTA. UFRR cria comissão após denúncia de fraude em cotas. Disponível em: < https://folhabv.com.br/noticia/CIDADES/Capital/UFRR-cria-comissao-apos-denuncia-de-fraude-em-cotas/50090>. Acesso em: 08 agosto 2022.

JORNAL G1. DPU recomenda que UFRR convoque candidatos desclassificados no sistema de cotas do vestibular 2021. Disponível em: < https://g1.globo.com/rr/roraima/noticia/2022/08/04/dpu-recomenda-que-ufrr-convoque-candidatos-desclassificados-no-sistema-de-cotas-do-vestibular-2021.ghtml>. Acesso em: 08 agosto 2022.

JORNAL O GLOBO. Dez anos após a lei de cotas, mais de 90% das universidades federais têm comissões de heteroidentificação racial. Disponível em: < https://oglobo.globo.com/brasil/noticia/2022/07/dez-anos-apos-lei-de-cotas-mais-de-90percent-das-universidades-federais-tem-comissoes-de-heteroidentificacao-racial.ghtml>. Acesso em: 08 agosto 2022.

JORNAL RORAIMA EM TEMPO. MPRR entra com ação contra critérios injustos em cotas da UERR. Disponível em: < https://roraimaemtempo.com.br/cidades/mprr-entra-com-acao-contra-criterios-injustos-em-cotas-da-uerr/>. Acesso em: 11 set. 2022.

MOROSINI, Marilia Costa. Estado de conhecimento e questões do campo científico. Revista Educação, Santa Maria, v.40, n. 1, p. 101-116, jan/abr, 2015.

MUNANGA, Kabengele. A difícil tarefa de definir quem é negro no Brasil. Revista Estudos Avançados, São Paulo, p. 51-56, 2004.

MUNANGA, Kabengele. A questão da diversidade e da política de reconhecimento das diferenças. Revista de Cultura Política, São Paulo, v. 4, n. 1, p. 34-45, jul 2014.

NOGUEIRA, Isildinha Baptista. A cor do Inconsciente: significações do corpo negro. 1. ed. São Paulo: Perspectiva, 2021. 195 p.

PORTAL GELEDES. Tolerância e políticas afirmativas são chave para o enfrentamento do racismo no Brasil. Disponível em: https://www.geledes.org.br/tolerancia-e-politicas-afirmativas-sao-chave-para-enfrentamento-do-racismo-no-brasil-sugere-estudo/#. Acesso em: 11 set. 2022.

RODRIGUES, Gabriela Machado Bacelar. Incorporando a mestiçagem: a fraude branca nas comissões de heteroidentificação racial. Revista Horizonte Antropol., Porto Alegre, n.63, p. 307-331, maio/ago. 2022.

SILVA, Maria do Socorro da. Ações afirmativas para a população negra: um instrumento de justiça social no Brasil. 2009. 214p. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos) – Faculdade de Direito, Universidade de São Paulo, 2009.

SOUZA, Ana Paula Moreira de; MARQUES, Eugenia Portela de Siqueira; SANTOS, Ana Paula Oliveira dos. Produção científica sobre as políticas afirmativas para negros/as na pós-graduação em educação. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v.16, n.3, p. 2240-2261, jul/set 2021.

SUPER VESTIBULAR. Cotas em Universidades Estaduais. Disponível em: https://vestibular.mundoeducacao.uol.com.br/cotas/sistema-cotas-universidades-estaduais.htm. Acesso em: 11 set. 2022.

TIRAPANI, Caio. Cotas Raciais: Justiça Federal entende como ilegal ato que cancelou a matrícula de alunas na UFRR. Disponível em: <https://www.migalhas.com.br/depeso/361993/cotas-raciais-e-ilegal-ato-que-cancelou-a matricula-de-aluna-na-ufrr>. Acesso em: 08 agosto 2022.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA. Dispõe sobre a política de ações afirmativas para negros (pretos e pardos), indígenas e pessoas com deficiência na Pós-Graduação stricto sensu na UFRR. Resolução º 002, de 15 de março de 2017. Roraima.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA. Manual do Candidato 2023. Roraima: Editora da UFRR, 2023.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA. Regulamenta o procedimento de autodeclaração e heteroidentificação étnico-racial dos candidatos negros (pretos e pardos) e indígenas, cria a Comissão Permanente de Heteroidentificação da Universidade Federal de Roraima e dá outras providências. Resolução CEPE/UFRR nº 028, de 09 de dezembro de 2020. Roraima.

Downloads

Publicado

31/10/2023

Como Citar

Implantação de políticas afirmativas na Universidade Federal de Roraima: O extremo norte amazônico, resistências, tensões e desafios. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], p. 63–75, 2023. DOI: 10.24979/xj1sf332. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/1208. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 257

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.