Implantação de políticas afirmativas na Universidade Federal de Roraima
O extremo norte amazônico, resistências, tensões e desafios
DOI:
https://doi.org/10.24979/xj1sf332Palavras-chave:
Ações afirmativas, Políticas Públicas, Tensões e desafios, RoraimaResumo
O trabalho encaixa-se no “Grupo de Trabalho 08 – Questões educacionais na contemporaneidade e os desafios da interculturalidade” e tem como questão central as políticas de ação afirmativa em Roraima nas universidades deste extremo norte, as resistências, tensões e desafios para sua implantação. No Estado de Roraima, de acordo com dados do Instituto Brasileiro e Geografia e Estatística, o percentual de negros (inclui pardos) entre a população é de 73,3%. Nosso objetivo é discutir a respeito da questão, visto que a questão negra pouco espaço tem ocupado nas discussões nas universidades. Ao inviabilizar ou não dar a visibilização necessária a questão, compreendemos que vamos permitindo a reprodução do racismo, da discriminação e do preconceito nestes espaços de formação. A metodologia foi baseada em análises bibliográficas priorizando os dados bibliográficos em Munanga, Nogueira, além de legislações de ação afirmativas nas universidades em Roraima. O artigo é resultado das leituras, de reflexões, fichamentos e inquietações sobre nossa realidade local, realizadas no Grupo de Estudos em Educação, Interculturalidade e Emancipação Humana – GEEINEH, ligado a linha de pesquisa Educação do Campo, Educação Indígena e Interculturalidade do Mestrado Acadêmico (PPGE/UERR/IFRR). O artigo é pertinente para a comunidade acadêmica e geral, pois reafirma a necessidade de pautar tais questões, sobretudo dentro do contexto de Roraima, cuja produção científica acerca da temática ainda é pouco suficiente.
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