A política de expansão do ensino superior
O REUNI como instrumento de interioroização
DOI:
https://doi.org/10.24979/ambiente.v15i1.1035Palavras-chave:
Ensino Superior, Reuni, Políticas públicasResumo
O texto é parte da etapa obrigatória e necessária da disciplina Educação, Políticas Públicas Educacionais: Gestão, Financiamento e Avaliação da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGEDA/EDUCANORTE. Trata-se de um Ensaio de caráter bibliográfico no qual procuramos refletir a partir de uma perspectiva sociológica, sobre a Política de expansão e interiorização do Ensino Superior nos governos do Partido dos Trabalhadores e consequências para as Políticas de Ensino Superior no Brasil. Com efeito, o trabalho está dividido em quatro partes incluindo a introdução e a conclusão: no primeiro momento tratamos sobre as Política de Educação Superior no âmbito dos governos petista, e no segundo momento trazemos uma discussão sobre o REUNI como um novo modelo de Ensino Superior a partir do contexto político progressista que prioriza a implementação de políticas pública em busca de equidade inclusão. E finalmente, à guisa de considerações finais, procurar analisar como a política e o modelo de Ensino Superior se articulam no Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais.
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