VISITA A UMA EXPOSIÇÃO CIENTÍFICA NA ÁREA DE BOTÂNICA POR ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE ATIVIDADE DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA COMO MOTIVADORA DO CONHECIMENTO
Palavras-chave:
Morfologia floral. Amazônia. Ensino de Ciências. Educação Não FormalResumo
No ensino de Ciências, a Botânica é tratada na escola como um conjunto de termos técnicos e dissociados do cotidiano. Nesse sentido, atividades de divulgação científica em espaços não formais de ensino mostram-se como uma alternativa de aproximar o conhecimento científico às ações do cotidiano. O objetivo deste trabalho foi relatar a participação, interação e motivação dos estudantes durante a visitação na exposição “Descobrindo os segredos das flores do lavrado” para ampliar os conhecimentos sobre os principais conceitos relacionados à morfologia e função das flores. O presente trabalho se configura com enfoque qualitativo e em um estudo interpretativo e descritivo. A coleta de dados foi realizada por meio de observações durante a visitação à exposição pelas turmas e pela aplicação de um questionário para avaliar o nível de satisfação dos estudantes sobre a exposição. Dentre os temas botânicos, os participantes apresentaram maior dificuldade na compreensão sobre reprodução e na associação dos nomes das peças florais e sua localização. Em geral, percebeu-se que as atividades interativas dentro dos módulos foram as que geraram maior satisfação entre os visitantes.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Claudate Cordeiro Anjos, Andréia Silva Flores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam no Boletim do Museu Integrado de Roraima concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem ao Boletim do Museu Integrado de Roraima o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação no Boletim do Museu Integrado de Roraima.