Diagnóstico nas operações de adição e subtração num estudante com Síndrome de Downs do 3º ano do ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24979/bolmirr.v.15.i2.1295

Palavras-chave:

Síndrome de Down, Galperin, Talízina e Majmutov, Atividade de Situações problema Discente, Resolução de Problema, Adição e Subtração

Resumo

A pesquisa tem como objetivo analisar o diagnóstico por meio da Atividade de Situações Problema Discente fundamentada na teoria Histórico – Cultural da atividade na perspectiva dos autores Galperin, Talízina e Majmutov na aprendizagem nas operações de adição e subtração num estudante com Síndrome de Down no 3° ano de Ensino Fundamental. A pesquisa tem enfoque qualitativa e a produção de informação é realizada através da observação e tarefas problematizadoras. Conclui-se que o nível a partida não é adequado e propõe-se uma sequência didática a fim desenvolver as habilidades do raciono lógico matemático dentro da zona de desenvolvimento proximal.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Héctor José García Mendoza, Universidade Federal de Roraima

    Bacharel em Matemática pela Universidade Central Marta Abreu de Las Villas (UCLV), Cuba; Mestrado em Informática Educativa pela Universidade de Matanzas Camilo Cienfuegos (UMCC), Cuba e Doutorado em Educação do programa Desenvolvimento Curricular, Organizativo e Profissionalização Docente: Perspectivas Didáticas na Universidade de Jaén (UJAEN), Espanha. Ex-professor dos departamentos de Matemática nas universidades cubanas Instituto Superior Pedagógico Juan Marinello (ISJPM) e Universidade de Matanzas Camilo Cienfuegos (UMCC). Atualmente Professor Titular da Universidade Federal de Roraima (UFRR) atuando na Licenciatura em Matemática. Professor permanente dos programas de pós-graduação: mestrado profissional em Ensino de Ciências na Universidade Estadual de Roraima (UERR), doutorado Profissional em rede em Ensino de Ciências e Matemática (RedECIM) e doutorado em Educação em Ciências e Matemática da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC). Pesquisador em Didática da Matemática fundamentada na teoria da atividade na perspectiva de L. S. Vygotsky, A. N. Leontiev, P. Ya Galperin e N. Talízina e resolução de problemas de M. I. Majmutov. Lider do Grupo de Pesquisa Didática da Resolução de Problemas em Ciências e Matemática.

Downloads

Publicado

08/04/2024

Como Citar

Diagnóstico nas operações de adição e subtração num estudante com Síndrome de Downs do 3º ano do ensino fundamental. Boletim do Museu Integrado de Roraima (Online), Brasil, v. 15, n. 2, p. 70–95, 2024. DOI: 10.24979/bolmirr.v.15.i2.1295. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/bolmirr/article/view/1295.. Acesso em: 14 jul. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 97

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.