VISITA A UMA EXPOSIÇÃO CIENTÍFICA NA ÁREA DE BOTÂNICA POR ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE ATIVIDADE DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA COMO MOTIVADORA DO CONHECIMENTO

Autores

  • Claudate Cordeiro Anjos Universidade Estadual de Roraima - UERR
  • Andréia Silva Flores

Palavras-chave:

Morfologia floral. Amazônia. Ensino de Ciências. Educação Não Formal

Resumo

No ensino de Ciências, a Botânica é tratada na escola como um conjunto de termos técnicos e dissociados do cotidiano. Nesse sentido, atividades de divulgação científica em espaços não formais de ensino mostram-se como uma alternativa de aproximar o conhecimento científico às ações do cotidiano. O objetivo deste trabalho foi relatar a participação, interação e motivação dos estudantes durante a visitação na exposição “Descobrindo os segredos das flores do lavrado” para ampliar os conhecimentos sobre os principais conceitos relacionados à morfologia e função das flores. O presente trabalho se configura com enfoque qualitativo e em um estudo interpretativo e descritivo. A coleta de dados foi realizada por meio de observações durante a visitação à exposição pelas turmas e pela aplicação de um questionário para avaliar o nível de satisfação dos estudantes sobre a exposição. Dentre os temas botânicos, os participantes apresentaram maior dificuldade na compreensão sobre reprodução e na associação dos nomes das peças florais e sua localização. Em geral, percebeu-se que as atividades interativas dentro dos módulos foram as que geraram maior satisfação entre os visitantes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Arquivos adicionais

Publicado

27/12/2020

Edição

Seção

Ensino: seção especial do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências

Como Citar

VISITA A UMA EXPOSIÇÃO CIENTÍFICA NA ÁREA DE BOTÂNICA POR ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE ATIVIDADE DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA COMO MOTIVADORA DO CONHECIMENTO. Boletim do Museu Integrado de Roraima (Online), Brasil, v. 13, n. 01, p. 01–07, 2020. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/bolmirr/article/view/900.. Acesso em: 27 abr. 2024.