TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA SOBRE BACTÉRIAS ENVOLVENDO UMA VISITA ASSISTIDA A ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO
Palavras-chave:
Transposição didática, Tratamento de esgoto, Bactérias, Espaço não formal educativo.Resumo
Este artigo resulta de uma pesquisa realizada durante o Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Universidade Estadual de Roraima (UERR), e teve como objetivo analisar a contribuição de uma sequência didática envolvendo uma visita guiada a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), para transposição didática do conteúdo bactérias e o tratamento de esgoto. A metodologia consistiu de uma pesquisa do tipo qualitativa, e a coleta de dados foi realizada por meio de aplicação de questionário e a elaboração de mapas conceituais que foram aplicados antes e depois da transposição didática a 15 estudantes do segundo ano do ensino médio de uma escola pública do município de Boa Vista - RR. Os resultados mostraram que a metodologia abordada por meio da transposição didática, contribuiu significativamente para a aprendizagem dos estudantes sobre conceitos relacionados a bactérias e o tratamento de esgoto.
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