TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA SOBRE BACTÉRIAS ENVOLVENDO UMA VISITA ASSISTIDA A ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO

Autores

  • Dilce dos Santos Alves , Esterline Félix dos Reis , Alcinda de Souza Muniz Teixeira , Ivanise Maria Rizzatti

Palavras-chave:

Transposição didática, Tratamento de esgoto, Bactérias, Espaço não formal educativo.

Resumo

Este artigo resulta de uma pesquisa realizada durante o Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Universidade Estadual de Roraima (UERR), e teve como objetivo analisar a contribuição de uma sequência didática envolvendo uma visita guiada a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), para transposição didática do conteúdo bactérias e o tratamento de esgoto. A metodologia consistiu de uma pesquisa do tipo qualitativa, e a coleta de dados foi realizada por meio de aplicação de questionário e a elaboração de mapas conceituais que foram aplicados antes e depois da transposição didática a 15 estudantes do segundo ano do ensino médio de uma escola pública do município de Boa Vista - RR. Os resultados mostraram que a metodologia abordada por meio da transposição didática, contribuiu significativamente para a aprendizagem dos estudantes sobre conceitos relacionados a bactérias e o tratamento de esgoto.

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Publicado

12/27/2020

Como Citar

Dilce dos Santos Alves , Esterline Félix dos Reis , Alcinda de Souza Muniz Teixeira , Ivanise Maria Rizzatti. TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA SOBRE BACTÉRIAS ENVOLVENDO UMA VISITA ASSISTIDA A ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO. Boletim do Museu Integrado de Roraima (Online), Brasil, v. 13, n. 01, p. 92–103, 2020. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/bolmirr/article/view/890. Acesso em: 12 abr. 2021.

Edição

Seção

Ensino: seção especial do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências