O CENTRO DE TRIAGEM DE ANIMAIS SILVESTRES/RR E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA DOS ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Alexssandra de Lemos Pinheiro, Degival Alves de Melo, Patrícia Macedo de Castro, Sandra Kariny Saldanha de Oliveira, Elena Campos Fioretti Universidade Estadual de Roraima - UERR

Palavras-chave:

: Espaço não Formal - Ensino de Ciências - Tráfico de animais silvestres - Amazônia – Conservação

Resumo

Fundamentando-se no princípio contribuidor dos espaços não formais para o Ensino de Ciências e a necessidade da abordagem de temáticas que evidenciem a importância da conservação e preservação da fauna silvestre desde os anos iniciais do Ensino Fundamental visando a Alfabetização Científica dos alunos, o objetivo do presente trabalho foi analisar de que forma o Centro de Triagem de Animais Silvestres – Cetas contribui para a Alfabetização Científica dos alunos do 5º ano do ensino fundamental de uma escola pública municipal de Boa Vista. A pesquisa configura-se com uma abordagem qualitativa, do tipo descritiva e interpretativa, com uso de técnicas bibliográficas, estruturada nos Três Momentos Pedagógicos de Delizoicov, Angotti & Pernambuco (2011). A pesquisa foi realizada com 24 alunos, por meio de aplicação de uma sequência didática sobre o tráfico de animais silvestres em dois espaços, o escolar e o espaço não formais Cetas/RR vinculado ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Como instrumento de coleta de dados foi utilizado questionário pré e pós-teste contendo cinco perguntas abertas para posterior análise a partir dos indicadores de Alfabetização Científica de Sasseron & Carvalho. Os dados apresentam que o espaço não formal Cetas contribuiu na aprendizagem do conceito de tráfico de animais silvestres, na diferença entre  animais domésticos e selvagens e sobre a importância de atitudes de cuidado e respeito com a biodiversidade silvestre.

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Publicado

12/27/2020

Como Citar

Alexssandra de Lemos Pinheiro, Degival Alves de Melo, Patrícia Macedo de Castro, Sandra Kariny Saldanha de Oliveira, Elena Campos Fioretti. O CENTRO DE TRIAGEM DE ANIMAIS SILVESTRES/RR E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA DOS ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Boletim do Museu Integrado de Roraima (Online), Brasil, v. 13, n. 01, p. 20–35, 2020. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/bolmirr/article/view/887. Acesso em: 24 jun. 2021.

Edição

Seção

Ensino: seção especial do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências