A RÁDIO ESCOLAR COMO ESTRATÉGIA PARA DESENVOLVER A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Iomar da Costa Pereira , Josimara Cristina de Carvalho Oliveira, Alexsandro Alberto da Silva

DOI:

https://doi.org/10.24979/bolmirr.v13i01.879

Palavras-chave:

Aprendizagem. Linguagem Radiofônica. Recursos Hídricos.

Resumo

O rádio é uma mídia que possui potencial para criar no ambiente escolar um espaço motivador de aprendizagem, atraente e lúdico, contribuindo para a construção do conhecimento. Esse trabalho teve por objetivo apresentar algumas possibilidades da rádio escolar para o ensino de Ciências no Ensino Fundamental. Procurou-se utilizar a rádio escolar, para integrar benefícios das tecnologias de comunicação e informação aos conteúdos escolares relacionados ao tema recursos hídricos, a fim de potencializar o desenvolvimento dos estudantes. Enfocou-se a proposta do Ensino de Ciências contextualizado, destacando o papel do professor como mediador e a necessidade de fazer uso das tecnologias de forma integrada, para promover a alfabetização científica. A metodologia adotada foi a abordagem qualitativa e a pesquisa descritiva e participante. Participaram dessa pesquisa 110 estudantes de quatro turmas do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual localizada na periferia de Boa Vista, Roraima. Os dados foram obtidos a partir da observação-participante, pelos registros das atividades educativas desenvolvidas, como por exemplo: treinamento radiofônico, elaboração de textos, visita à Companhia de Água e Esgoto de Roraima (CAERR), dentre outras. Por meio deste estudo, concluiu-se que a rádio escolar é um recurso pedagógico potencialmente motivacional, promotor do desenvolvimento de habilidades, competências e de alfabetização científica. 

PALAVRAS-CHAVE: Aprendizagem. Linguagem Radiofônica

Downloads

Não há dados estatísticos.

Arquivos adicionais

Publicado

12/27/2020

Como Citar

IOMAR DA COSTA PEREIRA , JOSIMARA CRISTINA DE CARVALHO OLIVEIRA, ALEXSANDRO ALBERTO DA SILVA. A RÁDIO ESCOLAR COMO ESTRATÉGIA PARA DESENVOLVER A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Boletim do Museu Integrado de Roraima (Online), Brasil, v. 13, n. 01, p. 71–91, 2020. DOI: 10.24979/bolmirr.v13i01.879. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/bolmirr/article/view/879. Acesso em: 24 jun. 2021.

Edição

Seção

Ensino: seção especial do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências