A RÁDIO ESCOLAR COMO ESTRATÉGIA PARA DESENVOLVER A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.24979/bolmirr.v13i01.879Palavras-chave:
Aprendizagem. Linguagem Radiofônica. Recursos Hídricos.Resumo
O rádio é uma mídia que possui potencial para criar no ambiente escolar um espaço motivador de aprendizagem, atraente e lúdico, contribuindo para a construção do conhecimento. Esse trabalho teve por objetivo apresentar algumas possibilidades da rádio escolar para o ensino de Ciências no Ensino Fundamental. Procurou-se utilizar a rádio escolar, para integrar benefícios das tecnologias de comunicação e informação aos conteúdos escolares relacionados ao tema recursos hídricos, a fim de potencializar o desenvolvimento dos estudantes. Enfocou-se a proposta do Ensino de Ciências contextualizado, destacando o papel do professor como mediador e a necessidade de fazer uso das tecnologias de forma integrada, para promover a alfabetização científica. A metodologia adotada foi a abordagem qualitativa e a pesquisa descritiva e participante. Participaram dessa pesquisa 110 estudantes de quatro turmas do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual localizada na periferia de Boa Vista, Roraima. Os dados foram obtidos a partir da observação-participante, pelos registros das atividades educativas desenvolvidas, como por exemplo: treinamento radiofônico, elaboração de textos, visita à Companhia de Água e Esgoto de Roraima (CAERR), dentre outras. Por meio deste estudo, concluiu-se que a rádio escolar é um recurso pedagógico potencialmente motivacional, promotor do desenvolvimento de habilidades, competências e de alfabetização científica.
PALAVRAS-CHAVE: Aprendizagem. Linguagem Radiofônica
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 PEREIRA, Iomar, OLIVEIRA, Josimara, SILVA, Alexsandro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam no Boletim do Museu Integrado de Roraima concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem ao Boletim do Museu Integrado de Roraima o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação no Boletim do Museu Integrado de Roraima.