UTILIZAÇÃO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS EM UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA FUNDAMENTADA NOS PRINCÍPIOS DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA PARA O ESTUDO DE FUNÇÕES INORGÂNICAS
Palavras-chave:
Ensino de Química, Material Potencialmente Significativo, Crescimento ConceituaResumo
Esta pesquisa teve como objetivo analisar o aprendizado sobre propriedades e características das Funções Inorgânicas, após a aplicação de uma sequência didática, na qual foi integrada as Histórias em Quadrinhos (HQs) norteadas nos princípios da Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. Foi aplicada a 18 estudantes da 1ª série do Ensino Médio Integral, em uma escola da rede pública da cidade de Boa Vista, RR. A pesquisa de caráter qualitativo teve como instrumentos de coleta de dados, observações no ambiente escolar, questionário diagnóstico, avaliação complementar antes da construção das Histórias em Quadrinhos e diagnóstico final. Como resultados, o diagnóstico inicial mostrou que mais da metade dos participantes não possuíam subsunçores. A avaliação complementar mostrou evolução conceitual, contudo foi realizado um momento de debate para sistematização do conhecimento, diante da necessidade de interação e correção de conceitos químicos. As HQs foram construídas tendo como ponto de partida as reflexões das questões problemas da avaliação complementar. O diagnóstico final indicou evolução conceitual dos estudantes, sendo estes, indícios de aprendizagem significativa. Diante de uma análise comparativa dos resultados, por meios das pontuações alcançadas em cada atividade desenvolvida, observou-se a evolução e retenção dos conceitos sobre Funções Inorgânicas. Percebendo-se que houve mudança conceitual entre as avaliações desenvolvidas no decorrer da aplicação da sequência didática. Portanto, o processo permitiu tornar a linguagem da Química mais compreensível, uma vez apresentada de forma contextualizada, permitindo reconstruindo/construindo uma estrutura cognitiva mais organizada e uma aprendizagem com maior significado e durabilidade, o que representa indícios de aprendizagem significativa
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 NUNES, Karol, LIMA, Régia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam no Boletim do Museu Integrado de Roraima concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem ao Boletim do Museu Integrado de Roraima o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação no Boletim do Museu Integrado de Roraima.