UTILIZAÇÃO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS EM UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA FUNDAMENTADA NOS PRINCÍPIOS DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA PARA O ESTUDO DE FUNÇÕES INORGÂNICAS

Autores

  • Karol Sand dos Santos Nunes, Lima, Régia Chacon Pessoa de Lima

Palavras-chave:

Ensino de Química, Material Potencialmente Significativo, Crescimento Conceitua

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo analisar o aprendizado sobre propriedades e características das Funções Inorgânicas, após a aplicação de uma sequência didática, na qual foi integrada as Histórias em Quadrinhos (HQs) norteadas nos princípios da Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. Foi aplicada a 18 estudantes da 1ª série do Ensino Médio Integral, em uma escola da rede pública da cidade de Boa Vista, RR. A pesquisa de caráter qualitativo teve como instrumentos de coleta de dados, observações no ambiente escolar, questionário diagnóstico, avaliação complementar antes da construção das Histórias em Quadrinhos e diagnóstico final. Como resultados, o diagnóstico inicial mostrou que mais da metade dos participantes não possuíam subsunçores. A avaliação complementar mostrou evolução conceitual, contudo foi realizado um momento de debate para sistematização do conhecimento, diante da necessidade de interação e correção de conceitos químicos. As HQs foram construídas tendo como ponto de partida as reflexões das questões problemas da avaliação complementar. O diagnóstico final indicou evolução conceitual dos estudantes, sendo estes, indícios de aprendizagem significativa. Diante de uma análise comparativa dos resultados, por meios das pontuações alcançadas em cada atividade desenvolvida, observou-se a evolução e retenção dos conceitos sobre Funções Inorgânicas. Percebendo-se que houve mudança conceitual entre as avaliações desenvolvidas no decorrer da aplicação da sequência didática. Portanto, o processo permitiu tornar a linguagem da Química mais compreensível, uma vez apresentada de forma contextualizada, permitindo reconstruindo/construindo uma estrutura cognitiva mais organizada e uma aprendizagem com maior significado e durabilidade, o que representa indícios de aprendizagem significativa

Downloads

Não há dados estatísticos.

Arquivos adicionais

Publicado

2020-12-27

Como Citar

KAROL SAND DOS SANTOS NUNES, LIMA, RÉGIA CHACON PESSOA DE LIMA. UTILIZAÇÃO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS EM UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA FUNDAMENTADA NOS PRINCÍPIOS DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA PARA O ESTUDO DE FUNÇÕES INORGÂNICAS. Boletim do Museu Integrado de Roraima (Online), Brasil, v. 13, n. 01, p. 57–70, 2020. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/bolmirr/article/view/882. Acesso em: 21 jan. 2021.

Edição

Seção

Ensino: seção especial do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências