Percepção dos professores sobre Ensino Remoto da Universidade Estadual de Roraima-UERR em tempos de Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.24979/bolmirr.v16i1.1387Resumo
A Educação Básica e a Educação Superior mundial, bem como diferentes setores da economia, estão sofrendo mudanças drásticas em função da pandemia do Novo Corona vírus (Covid-19). Este artigo tem por objetivo apresentar a percepção dos docentes da Universidade Estadual de Roraima sobre aulas remotas ocorridas na graduação e na pós-graduação. O questionário foi feito no Google forms, com 43 questões (42 questões fechadas e 1 aberta), as mesmas foram divididas em cinco sessões e respondidas por 15 docentes de diversos cursos, para efeito de tabulação para este artigo foi escolhido as sessões que tratam do perfil do docente perfil do docente, conhecimento dos professores sobre as Tecnologias da Informação e Comunicação - TICs, a questão do acesso à internet dos discentes e docente e quais eram as visões dos docentes sobre a educação digital na graduação e pós-graduação. O estudo teve seu foco antes do começo das aulas remotas, foi feito apenas com os docentes da Universidade Estadual de Roraima. A partir dos resultados obtidos, concluímos o artigo reforçando a importância da formação inicial e continuada dos professores em relação às TICs e o fornecimento de internet e dispositivos para alunos e professores para um ensino-aprendizagem de qualidade.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Educação a distância na internet: abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem. Educação e Pesquisa. São Paulo, 2003.
ALVES, Lynn. EDUCAÇÃO REMOTA: ENTRE A ILUSÃO E A REALIDADE. Interfaces Científicas, Fluxo Contínuo. Aracaju, 2020.
ARRUDA, Eucidio Pimenta. EDUCAÇÃO REMOTA EMERGENCIAL: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. Minas Gerais, 2020.
BARBOSA, André Machado; VIEGAS, Marco Antônio Serra; BATISTA, Regina Lucia Napolitano Felício Felix. AULAS PRESENCIAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORES DO NÍVEL SUPERIOR SOBRE AS AULAS REMOTAS. Rio de Janeiro, 2020.
BEHAR, Patrícia Alejandra. O Ensino Remoto Emergencial e a Educação a Distância. Publicado em: 6 de julho de 2020. Disponível em: https://www.ufrgs.br/coronavirus/base/artigo-o-ensino-remoto-emergencial-e-a-educacao-a--distancia/. Acesso em: 14/09/2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Proposta de parecer sobre reorganização dos calendários escolares e realização de atividades pedagógicas não presenciais durante o período de pandemia da COVID-19. 28 de abril de 2020. Brasília, DF, 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 9.394/96 de 20 de dezembro de 1996. LDB – Lei de Diretrizes e Bases. 1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Brasília, DF, 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 356, de 20 de março de 2020. Brasília, DF, 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 473, de 12 de maio de 2020. Brasília, DF, 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Programa Nacional de Informática na Educação (PROINFO). Diretrizes. Brasília, junho de 1997.
CUNHA, Leonardo Ferreira Farias da; SILVA, Alcineia de Souza; SILVA, Aurênio Pereira da. O ensino remoto no Brasil em tempos de pandemia: diálogos acerca da qualidade e do direito e acesso à educação. Brasília, 2020.
GOMES, Helton. Como o Google quer fazer você esquecer do Zoom para videoconferências. Publicado em 29 de abril de 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Gabrielly Vieira Mesquita, Katharine Coimbra Toledo, Ivanise Maria Rizzatti, Régia Chacon Pessoa de Lima
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam no Boletim do Museu Integrado de Roraima concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem ao Boletim do Museu Integrado de Roraima o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação no Boletim do Museu Integrado de Roraima.