Sobre a Revista

O Boletim do Museu Integrado de Roraima/BOLMIRR (ISSN 2317-5206) é um periódico do Museu Integrado de Roraima, do Instituto de Amparo à Ciência, Tecnologia e Inovação de Roraima. O BOLMIRR é um dos periódicos científicos mais antigos de Roraima e seu primeiro número data de dezembro de 1990. Atualmente, é publicado semestralmente em versão eletrônica pela Universidade Estadual de Roraima.

O BOLMIRR é um periódico de caráter multidisciplinar que publica artigos, revisões e notas científicas em português, espanhol e inglês, abordando diferentes temas relacionados à Amazônia nas áreas de ciências humanas, ensino, ciências biológicas, sustentabilidade, saúde e em disciplinas correlatas. Está indexado nas Bases Google Acadêmico, Periódicos CAPES, Scopus, Directory of Open Access Journals (DOAJ)Diadorim – IbictEletronic Sites of Botany, Plant Biology and Plant Science Journals (E-jornals.org).

Na classificação dos Periódicos Qualis do quadriênio 2013-2016 , o Boletim do Museu Integrado de Roraima foi classificado como B4 na área de Ensino, B5 na área de Ciências Ambientais e C na áreas de Biotecnologia e de Biodiversidade.

Política de publicação e acesso ao conteúdo
O Boletim do Museu Integrado de Roraima oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, disponibilizando gratuitamente o conhecimento científico ao público. A publicação no Boletim do Museu Integrado de Roraima é isenta de custos para os autores.

Política de direitos autorais

Autores que publicam no Boletim do Museu Integrado de Roraima concordam com os seguintes termos:

1) Autores mantém os direitos autorais e concedem ao Boletim do Museu Integrado de Roraima o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.

2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.

3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação no Boletim do Museu Integrado de Roraima.

Política de licenciamento

O Boletim do Museu Integrado de Roraima é uma publicação científica distribuída sob a licença Creative Commons – Atribuição – uso comercial – compartilhamento pela mesma licença (BY). Há permissão de uso e a criação de obras derivadas do material, contanto que haja atribuição de créditos (BY).

Declaração de ética e boas práticas

O Boletim do Museu Integrado de Roraima é uma publicação científica empenhada em assegurar os mais elevados padrões de ética na publicação. Com base nisso, o Conselho Editorial aprovou a Declaração de Ética e Boas Práticas na Publicação, que deve ser lida e rigorosamente seguida por todos os atores responsáveis pela difusão do conhecimento aqui praticada.

Política de conflito de interesses

O Boletim do Museu Integrado de Roraima é uma publicação científica empenhada em assegurar os mais elevados padrões de ética na publicação. É necessária a concordância de todas as partes envolvidas no ato de publicação (Membros do Conselho Editorial, autores(as), avaliadores(as) e editores) relativamente aos padrões de comportamento ético previamente definidos. Com base nisso, defendemos os seguintes princípios quanto à Política de Conflito de Interesses em publicações.

Política de verificação e combate ao plágio

O Boletim do Museu Integrado de Roraima seguirá as diretrizes contidas no COPE (Committee on Publication Ethics), DOAJ (Directory of Open Access Journals) e terá também seus próprios códigos de conduta e ética, não aceitando fraudes, más condutas, violações de ética ou plágio de qualquer forma. Caso seja identificada algumas dessas práticas nos manuscritos recebidos, como por exemplo, a de plágio, os mesmos serão tratados de acordo com as orientações do COPE. Recomendamos, portanto, que os autores visitem o site da COPE para mais informações sobre ética em pesquisa: http://publicationethics.org/resources/flowcharts. Os editores dO Boletim do Museu Integrado de Roraima utilizarão ativamente ferramentas tecnológicas avançadas para detecção de plágio, reportando qualquer constatação nesse sentido ao conselho editorial, que deverá adotar as medidas legais cabíveis.

Política avaliação por pares cega

O Boletim do Museu Integrado de Roraima visa garantir a integridade da avaliação por pares cega para a submissão e todo esforço deve ser feito para evitar que as identidades dos autores e revisores seja conhecida um ao outro. Isto envolve os autores, editores e revisores (que carregam documentos como parte de sua revisão).