Sobre a Revista

O Boletim do Museu Integrado de Roraima/BOLMIRR (ISSN 2317-5206) é um periódico do Museu Integrado de Roraima, do Instituto de Amparo à Ciência, Tecnologia e Inovação de Roraima. O BOLMIRR é um dos periódicos científicos mais antigos de Roraima e seu primeiro número data de dezembro de 1990. Atualmente, é publicado semestralmente em versão eletrônica pela Universidade Estadual de Roraima.

O BOLMIRR é um periódico de caráter multidisciplinar que publica artigos, revisões e notas científicas em português, espanhol e inglês, abordando diferentes temas relacionados à Amazônia nas áreas de ciências humanas, ensino, ciências biológicas, sustentabilidade, saúde e em disciplinas correlatas. Está indexado nas Bases Google Acadêmico, Periódicos CAPES, Diadorim – IbictEletronic Sites of Botany, Plant Biology and Plant Science Journals (E-jornals.org).

Na classificação dos Periódicos Qualis do quadriênio 2017-2020 , o Boletim do Museu Integrado de Roraima/BOLMIRR (ISSN 2317-5206) foi classificado como B1.

Política de publicação e acesso ao conteúdo
O Boletim do Museu Integrado de Roraima/BOLMIRR (ISSN 2317-5206) oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, disponibilizando gratuitamente o conhecimento científico ao público. A publicação no Boletim do Museu Integrado de Roraima é isenta de custos ou taxas para os autores. O Boletim do Museu Integrado de Roraima (ISSN 2317-5206) não fornece certidões relacionadas às fases de avaliação dos artigos/submissões. Para este fim o autor deve utilizar as mensagens ou as telas emitidas pelo sistema eletrônico.

Política de direitos autorais

Autores que publicam no Boletim do Museu Integrado de Roraima/BOLMIRR (ISSN 2317-5206) concordam com os seguintes termos:

1) Autores mantém os direitos autorais e concedem ao Boletim do Museu Integrado de Roraima/BOLMIRR (ISSN 2317-5206) o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.

2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.

3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação no Boletim do Museu Integrado de Roraima/BOLMIRR (ISSN 2317-5206).

Política de licenciamento

O Boletim do Museu Integrado de Roraima/BOLMIRR (ISSN 2317-5206) é uma publicação científica distribuída sob a licença Creative Commons – Atribuição – uso comercial – compartilhamento pela mesma licença (BY). Há permissão de uso e a criação de obras derivadas do material, contanto que haja atribuição de créditos (BY).

Declaração de ética e boas práticas

O Boletim do Museu Integrado de Roraima/BOLMIRR (ISSN 2317-5206) é uma publicação científica empenhada em assegurar os mais elevados padrões de ética na publicação. Com base nisso, o Conselho Editorial aprovou a Declaração de Ética e Boas Práticas na Publicação, que deve ser lida e rigorosamente seguida por todos os atores responsáveis pela difusão do conhecimento aqui praticada.

Política de conflito de interesses

O Boletim do Museu Integrado de Roraima/BOLMIRR (ISSN 2317-5206) é uma publicação científica empenhada em assegurar os mais elevados padrões de ética na publicação. É necessária a concordância de todas as partes envolvidas no ato de publicação (Membros do Conselho Editorial, autores(as), avaliadores(as) e editores) relativamente aos padrões de comportamento ético previamente definidos. Com base nisso, defendemos os seguintes princípios quanto à Política de Conflito de Interesses em publicações.

Política de verificação e combate ao plágio

O Boletim do Museu Integrado de Roraima/BOLMIRR (ISSN 2317-5206) seguirá as diretrizes contidas no COPE (Committee on Publication Ethics), DOAJ (Directory of Open Access Journals) e terá também seus próprios códigos de conduta e ética, não aceitando fraudes, más condutas, violações de ética ou plágio de qualquer forma. Caso seja identificada algumas dessas práticas nos manuscritos recebidos, como por exemplo, a de plágio, os mesmos serão tratados de acordo com as orientações do COPE. Recomendamos, portanto, que os autores visitem o site da COPE para mais informações sobre ética em pesquisa: http://publicationethics.org/resources/flowcharts. Os editores do Boletim do Museu Integrado de Roraima/BOLMIRR (ISSN 2317-5206) utilizarão ativamente ferramentas tecnológicas avançadas para detecção de plágio, reportando qualquer constatação nesse sentido ao conselho editorial, que deverá adotar as medidas legais cabíveis.

Política avaliação por pares cega

O Boletim do Museu Integrado de Roraima/BOLMIRR (ISSN 2317-5206) visa garantir a integridade da avaliação por pares cega para a submissão e todo esforço deve ser feito para evitar que as identidades dos autores e revisores seja conhecida um ao outro. Isto envolve os autores, editores e revisores (que carregam documentos como parte de sua revisão).