Ciência Cidadã e a Educação Básica
Uma revisão bibliográfica sobre a Ciência Cidadã, suas tipologias e relações com o Ensino de Ciências
DOI:
https://doi.org/10.24979/bmirr.v15i1.1132Palavras-chave:
ciência cidadã, ensino de ciências, ciência participativaResumo
A ciência cidadã consiste no envolvimento de cidadãos como voluntários na coleta e análise de dados, definição de objetivos e divulgação nas pesquisas científicas das mais variadas áreas do conhecimento. Dessa forma, ela pode se tornar uma valiosa ferramenta a ser utilizada por professores no ensino de ciências pensando no currículo da Educação Básica. Além disso, ela pode atuar na promoção da alfabetização científica e do conhecimento sobre a natureza da ciência. Este trabalho objetiva discutir teoricamente ciência cidadã, suas diferentes tipologias e modelos existentes, além de apresentar alguns projetos nacionais e internacionais com atuação na rede básica de ensino. Nossas considerações finais apontam o potencial da ciência cidadã na Educação Básica, sobretudo no ensino de ciências, relacionando-a às competências e habilidades presentes na BNCC.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 JAILSON PACHECO, Rodrigo Arantes Reis, Emerson Joucoski, Russanne Low

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam no Boletim do Museu Integrado de Roraima concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem ao Boletim do Museu Integrado de Roraima o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação no Boletim do Museu Integrado de Roraima.