A Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica no ensino da Química

Uma proposta educativa sobre biomoléculas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24979/bolmirr.v16i1.1420

Palavras-chave:

Bioquímica, UEPS, Ensino e aprendizagem, Teorias cognitivas

Resumo

Este artigo traz uma reflexão a respeito da evolução da Teoria da Aprendizagem Significativa (ASC) à sua vertente crítica, Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica (TASC), apresentando conceitos próprios da teoria e que são necessários para seu entendimento. Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa e que apresenta seus resultados por meio da hermenêutica crítica e reflexiva. Apresenta-se como resultado, a possibilidade de utilizar a TASC como embasamento teórico para construção de materiais instrucionais de aprendizagem, como uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) que foi construída e que possui bases teóricas alicerçadas na TASC, com objetivos, princípios e ações que vão ao encontro do que é proposto na teoria; a fim de que professores e estudantes possam utilizar este material potencialmente significativo nas aulas de Química, para abordar conceitos sobre biomoléculas. Ressalta-se que a pesquisa realizada possa servir como referencial teórico para discussões futuras sobre o uso da teoria em processos de ensino e de aprendizagem da Química, bem como, que a construção da UEPS promova a discussão científica a respeito da inserção de teorias cognitivas no cenário educacional, podendo este ser modificado e melhorado se teorias como a TASC forem compreendidas em sua totalidade e aplicadas na construção de propostas educativas, currículos, ações pedagógicas, materiais didáticos, entre outros.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Vandreza Souza dos Santos, Universidade Federal do Amazonas

    Mestra em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (Ensino de Química) – PPGECNEM/UFRN. Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática – PPGECEM/REAMEC/UEA. Docente da UFAM – Universidade Federal do Amazonas. Membro do grupo de pesquisa DIVERSIDADE, BIOLOGIA, QUÍMICA ECONSERVAÇÃO DE RECURSOS E ECOSSISTEMAS AMAZÔNICOS e do PARQUE CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO DO ALTO SOLIMÕES – PaCTAS.

  • Ivanise Maria Rizzatti, Universidade Federal de Roraima

    Doutora. Química/Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Docente da Universidade Estadual de Roraima – UERR. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre a Divulgação Científica e seus processos em Espaços formais e não formais de Ensino. Participa da Red de Competencias Científicas e Innovación Tecnológica/Paraguai. Em 2023 foi subcoordenadora estadual em Roraima do Programa Futuras Cientistas/CETENE. Foi coordenadora dos Programas Profissionais da Área de Ensino na CAPES, gestão 2018-2022. Atualmente é Coordenadora da Área de Ensino na CAPES, gestão 2022-2026 e bolsista produtividade do CNPq nível 1E desde 2023.

Referências

AUSUBEL, David P. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Plátano, 2000. Disponível em: https://pdfcoffee.com/livro-ausubel-pdf-free.html> Acesso em: Março, 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – BNCC: Educação é a base - Ensino Médio. MEC: Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site_110518.pdf> Acesso em 25/01/2022.

CHIRONE, Adriana Regina da Rocha. Unidades De Ensino Potencialmente Significativas para o ensino e a aprendizagem de sistemas de equações do 1º grau fundamentada na Teoria De Aprendizagem Significativa Crítica. Tese de Doutorado. UNIVERSIDADE DE BURGOS. Programa Internacional de Doutorado em Educação - Departamento de Didáticas Específicas. Burgos, 2022.

CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 2. ed. - Porto Alegre: Artmed, 2007.

EVANGELHO, Bianca Vasconcelos. O processo ensino–aprendizagem de ondulatória fundamentado na Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica: uma proposta para o ensino médio. Trabalho de Conclusão de Curso. Curso de Licenciatura em Física - Universidade Federal do Pampa. Bagé, 2017.

GHEDIN, Evandro. HERMENÊUTICA E PESQUISA EM EDUCAÇÃO: caminhos da

investigação interpretativa. Anais do II Seminário Internacional de Pesquisa e Estudos Qualitativos – a pesquisa qualitativa em debate. São Paulo: Sociedade de Estudos e Pesquisa Qualitativa; Bauru: Universidade do Sagrado Coração, 2004. Disponível em: https://arquivo.sepq.org.br/II-SIPEQ/Anais/pdf/gt1/10.pdf> Acesso em: 18 Jul, 2022.

LIMA, M. J. S. et al. Unidade Didática como Procedimento Metodológico para Gerar Conhecimento Significativo do Ensino de Química no Ensino Fundamental. Anais do 51º Congresso Brasileiro de Química. São Luís – MA, out. 2011.

MENDOZA, Héctor José García. et al. PROCESSO DE ASSIMILAÇÃO NA AQUISIÇÃO E RETENÇÃO DE SIGNIFICADOS SEGUNDO A TEORIA DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. Parte deste trabalho foi publicado na Revista Eletrônica Aprendizagem Significativa em Revista, intitulado “Uma aproximação das teorias de aprendizagem significativa e formação por etapas das ações mentais, v.2, p.1 - 13, 2012.

MOREIRA, Marco Antonio. Aprendizagem significativa crítica. In: Moreira, M. A.; Valadares, J. A.; Caballero, C.; Teodoro, V. D (Orgs). Teoria da Aprendizagem Significativa: Contributos do III Encontro Internacional sobre Aprendizagem Significativa, Peniche, 2000.

MOREIRA, Marco Antonio. Pesquisa em Ensino: aspectos metodológicos. Programa Internacional de Doctorado em Enseñanza de las Ciencias. Porto Alegre, 2003.

MOREIRA, Marco Antonio. APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: da visão clássica à visão crítica. Conferência de encerramento do V Encontro Internacional sobre Aprendizagem Significativa, Madrid,

Espanha, setembro de 2006. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/~moreira/visaoclasicavisaocritica.pdf> Acesso em: 25/01/2022.

MOREIRA, Marco Antonio. A Teoria da Aprendizagem Significativa e sua Implementação em Sala de Aula. Brasília: Editora UNB, 2006.

MOREIRA, Marco Antonio. Aprendizagem significativa subversiva. Série-Estudos - Periódico do Mestrado em Educação da UCDB. Campo Grande: MS, n. 21, p.15-32, jan./jun. 2006.

MOREIRA, Marco Antonio. Unidades de Ensino Potencialmente Significativas – UEPS. Disponível em: http://www.if.ufrgs.br/~moreira Acesso em: 25 nov. 2014.

MOREIRA, Marco Antonio; MASSINI, Elcie F. Salzano. Aprendizagem Significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Centauro, 2001.

PRAIA, João Félix. Aprendizagem significativa em D. Ausubel: Contributos para uma adequada visão da sua teoria e incidências no ensino. In: Moreira, M. A.; Valadares, J. A.; Caballero, C.; Teodoro, V. D (Orgs). Teoria da Aprendizagem Significativa: Contributos do III Encontro Internacional sobre Aprendizagem Significativa, Peniche, 2000.

RICOEUR, Paul. Interpretação e ideologias; organização, tradução e apresentação de Milton Japiassu. Rio de Janeiro, F. Alves, 1990.

SANTOS, Júlio César Furtado dos. Aprendizagem Significativa: modalidades de aprendizagem e o papel do professor. Porto Alegre: Mediação, 2008.

VALADARES, Jorge. A Teoria da Aprendizagem Significativa como Teoria Construtivista. Aprendizagem Significativa em Revista/Meaningful Learning Review – V1(1), pp. 36-57, 2011.

Downloads

Publicado

05/02/2025

Como Citar

A Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica no ensino da Química: Uma proposta educativa sobre biomoléculas. Boletim do Museu Integrado de Roraima (Online), Brasil, v. 16, n. 1, p. 4–21, 2025. DOI: 10.24979/bolmirr.v16i1.1420. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/bolmirr/article/view/1420. Acesso em: 5 fev. 2025.

Artigos Semelhantes

1-10 de 29

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)