O ESTUDO DO IGARAPÉ MIRANDINHA FUNDAMENTADO NA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO CONTEXTO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Arthur Philipe Cândido de Magalhães Universidade Estadual de Roraima - UERR
  • Ivanise Maria Rizzatti Universidade Federal de Roraima/UFRR https://orcid.org/0000-0002-0982-2698
  • Jeneffer Araújo de Assunção
  • Angelita Nóbrega da Silva

DOI:

https://doi.org/10.24979/bolmirr.v13i01.889

Palavras-chave:

Ensino Fundamental I. Aprendizagem Significativa. Igarapé Mirandinha. Espaços não formais

Resumo

Este artigo tem como finalidade apresentar o planejamento e os resultados da aplicação de um estudo do Igarapé Mirandinha fundamentado na Teoria da Aprendizagem Significativa desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Estadual de Roraima. O estudo foi realizado com estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental I de uma escola no Município de Boa Vista- RR. Utilizou-se uma abordagem qualitativa, objetivo descritivo-explicativo e como procedimentos, o estudo de caso. Para coleta de dados utilizou-se desenhos e textos produzidos pelos estudantes em cada etapa de estudo e os significados pessoais apresentados nas rodas de conversas que foram analisados com base nos princípios da Teoria da Aprendizagem Significativa. Os resultados levam-nos a considerar que há indícios de aprendizagem significativa, pois se percebeu um subsunçor claro, estável e com maior capacidade de inclusão de novas ideias. Por fim, o planejamento do estudo com base nas etapas do processo assimilativo possibilita que os estudantes possam relacionar seus conhecimentos prévios as novas ideias, o que resultam em um produto provisório

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Publicado

27/12/2020

Edição

Seção

Ensino: seção especial do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências

Como Citar

O ESTUDO DO IGARAPÉ MIRANDINHA FUNDAMENTADO NA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO CONTEXTO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Boletim do Museu Integrado de Roraima (Online), Brasil, v. 13, n. 01, p. 08–19, 2020. DOI: 10.24979/bolmirr.v13i01.889. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/bolmirr/article/view/889. Acesso em: 24 dez. 2024.

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