EDUCAÇÃO SEXUAL: PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA REDE ESTADUAL DE BOA VISTA – RR
Palavras-chave:
Sexualidade, ensino fundamental, professores de ciências, práticas pedagógicas.Resumo
O objetivo desta pesquisa foi analisar as percepções dos professores de ciências dos anos finais do Ensino Fundamental da rede estadual de Boa Vista/RR em relação à temática Educação Sexual no ensino de ciências. A pesquisa é caracterizada como um estudo de caso, do tipo descritiva e qualitativa, onde os participantes foram vinte e quatro professores de ciências dos anos finais do ensino fundamental das escolas estaduais selecionadas em cada zona urbana da cidade de Boa Vista/RR. Os resultados demonstram que embora acreditem na abordagem interdisciplinar da temática, os professores ainda adotam metodologias de ensino e utilizam recursos didáticos que promovem apenas os aspectos biológicos da educação sexual, deixando de lado as dimensões sociocultural, psicológica, afetiva e ética da sexualidade humana. O investimento em capacitações, material didático adequado e em projetos interdisciplinares que incluam os profissionais de saúde e a família são necessários para o desenvolvimento ideal da educação sexual no ensino de ciências nas escolas estaduais.
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