EDUCAÇÃO SEXUAL: PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA REDE ESTADUAL DE BOA VISTA – RR

Autores

  • Vitória Santos
  • Sandra Oliveira Universidade Estadual de Roraima

Palavras-chave:

Sexualidade, ensino fundamental, professores de ciências, práticas pedagógicas.

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi analisar as percepções dos professores de ciências dos anos finais do Ensino Fundamental da rede estadual de Boa Vista/RR em relação à temática Educação Sexual no ensino de ciências. A pesquisa é caracterizada como um estudo de caso, do tipo descritiva e qualitativa, onde os participantes foram vinte e quatro professores de ciências dos anos finais do ensino fundamental das escolas estaduais selecionadas em cada zona urbana da cidade de Boa Vista/RR. Os resultados demonstram que embora acreditem na abordagem interdisciplinar da temática, os professores ainda adotam metodologias de ensino e utilizam recursos didáticos que promovem apenas os aspectos biológicos da educação sexual, deixando de lado as dimensões sociocultural, psicológica, afetiva e ética da sexualidade humana. O investimento em capacitações, material didático adequado e em projetos interdisciplinares que incluam os profissionais de saúde e a família são necessários para o desenvolvimento ideal da educação sexual no ensino de ciências nas escolas estaduais.

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Publicado

07/07/2021

Como Citar

SANTOS, V.; OLIVEIRA, . S. EDUCAÇÃO SEXUAL: PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA REDE ESTADUAL DE BOA VISTA – RR . Boletim do Museu Integrado de Roraima (Online), Brasil, v. 14, n. 01, p. 34–48, 2021. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/bolmirr/article/view/992. Acesso em: 2 ago. 2021.