Educação sexual
Percepções dos professores de Ciências da Rede Estadual de Boa Vista/RR
DOI:
https://doi.org/10.24979/bmirr.v15i1.980Palavras-chave:
Sexualidade, Ensino fundamental, Professores de ciências, Práticas pedagógicasResumo
A inserção da educação sexual no currículo escolar brasileiro e o desenvolvimento das práticas de educação sexual começaram no início do século XX. A educação sexual procura esclarecer questões relacionadas à sexualidade, sem preconceitos ou tabus. O objetivo geral desta pesquisa foi analisar as percepções dos professores de ciências dos anos finais do Ensino Fundamental da rede estadual de Boa Vista/RR em relação à temática Educação Sexual no ensino de ciências. A pesquisa é caracterizada como um estudo de caso, do tipo descritiva e qualitativa, onde os participantes foram vinte e quatro professores de ciências dos anos finais do ensino fundamental das escolas estaduais selecionadas em cada zona urbana da cidade de Boa Vista/RR. A análise de dados ocorreu por meio da análise de conteúdo de Bardin (2011). Os resultados demonstram que embora acreditem na abordagem interdisciplinar da temática, os professores ainda adotam metodologias de ensino e utilizam recursos didáticos que promovem apenas os aspectos biológicos da educação sexual, deixando de lado as dimensões sociocultural, psicológica, afetiva e ética da sexualidade humana. As metodologias mais utilizadas ao trabalhar a educação sexual são aulas expositivas, seminários, grupos de discussão, rodas de conversas, trabalhos de pesquisa, dinâmicas interativas e resolução de problemas. Conclui-se que o investimento em capacitações, material didático adequado e em projetos interdisciplinares que incluam os profissionais de saúde e a família são necessários para o desenvolvimento ideal da educação sexual no ensino de ciências nas escolas estaduais.
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Copyright (c) 2023 Vitória Moreira Santos, Sandra Kariny Saldanha de Oliveira
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