O ensino superior brasileiro e as influências dos modelos internacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24979/ambiente.v17i2.1323

Palavras-chave:

Ensino Superior; Políticas Públicas; Modelo Brasileiro; Educação.

Resumo

O presente texto é um ensaio bibliográfico desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia – EDUCANORTE – Associação Plena em Rede, no Polo UFAM, na Linha de Pesquisa 02: Estado, Políticas Públicas e Gestão. A presente tese em construção tem como proposta estudar a Política de Interiorização do Ensino Superior na Amazônia roraimense. E neste trabalho buscamos refletir sobres os Modelos de Ensino Superior a partir de uma perspectiva sociológica. Buscamos compreender o papel dos modelos internacionais de ensino superior na construção do sistema público nacional e como esse processo aconteceu por aqui. Para viabilizar o estudo, utilizamos a revisão bibliográfica e a documental, que proporcionaram a análise qualitativa sobre a temática, buscando responder ao seguinte problema: quais Modelos de Ensino Superior serviram de referência ao sistema brasileiro? Concluiu-se que o sistema nacional de ensino superior possuiu influências dos modelos dos países que, em cada período histórico, a partir do seu poder econômico e militar, exerceram influência de tendência hegemônica. Tal influência inclusive mantém o caráter elitista dos modelos de referência e direciona o atendimento às classes dominantes, o que naturaliza a exclusão das pessoas vindas das classes populares nas universidades públicas. Entretanto, com as políticas públicas implementadas com a chegada do Partido dos Trabalhadores ao poder máximo da República a partir da década de 2000, tem-se o ingresso das camadas populares ao ensino superior público por meio da expansão e da interiorização. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ALMEIDA FILHO, Naomar de. UNIVERSIDADE NOVA: textos críticos e esperançosos. Salvador: EDUFBA, 2007.

COLOSSI, Nelson; CONSENTINO, A.; QUEIROZ, E. G. de. Mudanças no Contexto do Ensino Superior no Brasil: uma tendência ao ensino colaborativo. Revista FAE, Curitiba, v.4, n.1, p. 48-58, Jan./abr. 2001.

CUNHA, Luiz Antônio. A Universidade Temporā: o ensino superior, da Colônia à Era Vargas. 3.a ed. (revista). - São Paulo: Editora UNESP, 2007.

CUNHA, Luiz Antônio. A universidade reformanda: o golpe de 1964 e a modernização do ensino superior. 2.a ed. - São Paulo: Editora UNESP, 2007.

FÁVERO, Maria de Lourdes de Albuquerque. A Universidade no Brasil: das origens à reforma de 1968. Disponível: https://www.scielo.br/j/er/a/yCrwPPNGGSBxWJCmLSPfp8r/?lang=pt#. Acesso: 03/09/2021.

FERNANDES, Florestan. UNIVERSIDADE BRASILEIRA: Reforma ou Revolução? São Paulo: Expressão Popular, 2020.

GRIPP, G.; BARBOSA, M. L. O. 2014. A sociologia da educação superior: ensaio de mapeamento do campo. In: BARBOSA, M. L. O. (ed.). Ensino superior: expansão e democratização. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2014.

MARCONDES, Danilo. Introdução à História da Filosofia: dos pré-socráticos a Wittgeinsten. Zahar – 13.ª. Rio de janeiro, 2010.

MARINHO, Maria Gabriela. Racionalidades em Disputa. Intervenções da Fundação Rockefeller na Ciência, Medicina e Práticas Médicas do Brasil e América Latina. / Maria Gabriela S. M. C. Marinho, André Mota, Cristina de Campos (organizadores). – São Paulo: USP, Faculdade de Medicina: UFABC, Universidade Federal do ABC: CD.G Casa de Soluções e Editora, 2015.

MARTINS, Carlos Benedito. Adeus, Humboldt? O Ensino Superior contemporâneo no contexto da globalização. Integración y Conocimiento, 10 (2), 134–162. 2021.

MOURÃO, Arminda R.; ALMEIDA, Carlos A. G. de. A Reforma do Ensino Superior Brasileiro. (In) Amazônida: Revista do PPGE da Faculdade de Educação da UFAM. Manaus: EDUA, 2006.

OCDE (2008). Educação Terciária para a Sociedade do Conhecimento. Disponível: https://www.oecd-ilibrary.org/education/panorama-da-educacao-2008_9789264079823-pt. Acesso: 2708/2021.

RIBEIRO, Renato Janine. A Universidade e a Vida Atual: Fellini Não Via Filmes. 2.a ed. - São Paulo, Editora da Universidade de São Paulo, 2014.

RIBEIRO, Renato Janine. A Pátria Educadora em colapso: reflexões de um ex-ministro sobre a derrocada de Dilma Rousseff e o futuro da educação no Brasil. São Paulo: Três Estrelas, 2018.

SIMÕES, Mara Leite. O SURGIMENTO DAS UNIVERSIDADES NO MUNDO E SUA IMPORTÂNCIA PARA O CONTEXTO DA FORMAÇÃO DOCENTE. Revista Temas em Educação, João Pessoa, v. 22, n.o 2, p. 136-152, jul.-dez. 2013.

SILVA, J. H. Gondim. Anos que transformaram Roraima: uma visão crítica e histórica da UFRR. Boa Vista: Editora da UFRR, 2017.

TISCHER, Wellington; ROCHA, Isa de Oliveira. NOVAS UNIVERSIDADES FEDERAIS PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL – Expansão do Ensino Superior público e a interiorização dos campi. In: XVIII ENANPUR, 2019.

Downloads

Publicado

03/09/2024

Como Citar

O ensino superior brasileiro e as influências dos modelos internacionais. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 92–109, 2024. DOI: 10.24979/ambiente.v17i2.1323. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/1323. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 216

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.