Educação do campo e educação a distância em tempos de COVID-19
O contexto do estado da Bahia
DOI:
https://doi.org/10.24979/ambiente.v14i1.834Palavras-chave:
Educação do Campo, Desigualdades Educacionais, Educação a distância, COVID-19Resumo
Este trabalho tem como objetivo analisar os impactos da Educação do Campo, com a implantação da Educação à Distância - EaD em tempos de Covid-19 no contexto do estado da Bahia. Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa realizada a partir de um questionário pelo grupo GEPEMDECC - UESB com perguntas abertas e fechadas por 756 educadores da Educação Básica e Superior, no período de maio de 2020. Diante desta realidade sobre a pandemia da Covid-19, com a execução de aulas à distância pelos professores das escolas do campo, tentam aproximar as informações necessárias de modo que o aluno tenha o mínimo necessário de aprendizagem nesse contexto de desigualdades educacionais. Assim sendo, os resultados da pesquisa demonstraram que existem carências nos investimentos das políticas públicas da Educação do Campo, que é uma modalidade de ensino que precisa de um olhar especial. Nessa vertente, os dados mostraram as principais problemáticas reveladas pelos professores, a ausência de direitos básicos dos estudantes, principalmente, nesse período do novo Coronavírus, por meio de aulas remotas. Contudo, a pandemia da Covid-19 vivenciada no contexto do estado da Bahia, faz-se necessário o ensino remoto, porém, potencializa as injustiças sociais e a precarização do sistema educacional.
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