Educação do campo e educação a distância em tempos de COVID-19

O contexto do estado da Bahia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24979/ambiente.v14i1.834

Palavras-chave:

Educação do Campo, Desigualdades Educacionais, Educação a distância, COVID-19

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar os impactos da Educação do Campo, com a implantação da Educação à Distância - EaD em tempos de Covid-19 no contexto do estado da Bahia. Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa realizada a partir de um questionário pelo grupo GEPEMDECC - UESB com perguntas abertas e fechadas por 756 educadores da Educação Básica e Superior, no período de maio de 2020.  Diante desta realidade sobre a pandemia da Covid-19, com a execução de aulas à distância pelos professores das escolas do campo, tentam aproximar as informações necessárias de modo que o aluno tenha o mínimo necessário de aprendizagem nesse contexto de desigualdades educacionais. Assim sendo, os resultados da pesquisa demonstraram que existem carências nos investimentos das políticas públicas da Educação do Campo, que é uma modalidade de ensino que precisa de um olhar especial. Nessa vertente, os dados mostraram as principais problemáticas reveladas pelos professores, a ausência de direitos básicos dos estudantes, principalmente, nesse período do novo Coronavírus, por meio de aulas remotas. Contudo, a pandemia da Covid-19 vivenciada no contexto do estado da Bahia, faz-se necessário o ensino remoto, porém, potencializa as injustiças sociais e a precarização do sistema educacional.

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Publicado

19/05/2021

Como Citar

MOREIRA, A. D.; SOARES, J. de S. Educação do campo e educação a distância em tempos de COVID-19: O contexto do estado da Bahia. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 57–69, 2021. DOI: 10.24979/ambiente.v14i1.834. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/834. Acesso em: 25 set. 2021.