O ensino superior brasileiro e as influências dos modelos internacionais
DOI:
https://doi.org/10.24979/ambiente.v17i2.1323Palavras-chave:
Ensino Superior; Políticas Públicas; Modelo Brasileiro; Educação.Resumo
O presente texto é um ensaio bibliográfico desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia – EDUCANORTE – Associação Plena em Rede, no Polo UFAM, na Linha de Pesquisa 02: Estado, Políticas Públicas e Gestão. A presente tese em construção tem como proposta estudar a Política de Interiorização do Ensino Superior na Amazônia roraimense. E neste trabalho buscamos refletir sobres os Modelos de Ensino Superior a partir de uma perspectiva sociológica. Buscamos compreender o papel dos modelos internacionais de ensino superior na construção do sistema público nacional e como esse processo aconteceu por aqui. Para viabilizar o estudo, utilizamos a revisão bibliográfica e a documental, que proporcionaram a análise qualitativa sobre a temática, buscando responder ao seguinte problema: quais Modelos de Ensino Superior serviram de referência ao sistema brasileiro? Concluiu-se que o sistema nacional de ensino superior possuiu influências dos modelos dos países que, em cada período histórico, a partir do seu poder econômico e militar, exerceram influência de tendência hegemônica. Tal influência inclusive mantém o caráter elitista dos modelos de referência e direciona o atendimento às classes dominantes, o que naturaliza a exclusão das pessoas vindas das classes populares nas universidades públicas. Entretanto, com as políticas públicas implementadas com a chegada do Partido dos Trabalhadores ao poder máximo da República a partir da década de 2000, tem-se o ingresso das camadas populares ao ensino superior público por meio da expansão e da interiorização.
Downloads
Referências
ALMEIDA FILHO, Naomar de. UNIVERSIDADE NOVA: textos críticos e esperançosos. Salvador: EDUFBA, 2007.
COLOSSI, Nelson; CONSENTINO, A.; QUEIROZ, E. G. de. Mudanças no Contexto do Ensino Superior no Brasil: uma tendência ao ensino colaborativo. Revista FAE, Curitiba, v.4, n.1, p. 48-58, Jan./abr. 2001.
CUNHA, Luiz Antônio. A Universidade Temporā: o ensino superior, da Colônia à Era Vargas. 3.a ed. (revista). - São Paulo: Editora UNESP, 2007. DOI: https://doi.org/10.7476/9788539304578
CUNHA, Luiz Antônio. A universidade reformanda: o golpe de 1964 e a modernização do ensino superior. 2.a ed. - São Paulo: Editora UNESP, 2007. DOI: https://doi.org/10.7476/9788539304561
FÁVERO, Maria de Lourdes de Albuquerque. A Universidade no Brasil: das origens à reforma de 1968. Disponível: https://www.scielo.br/j/er/a/yCrwPPNGGSBxWJCmLSPfp8r/?lang=pt#. Acesso: 03/09/2021.
FERNANDES, Florestan. UNIVERSIDADE BRASILEIRA: Reforma ou Revolução? São Paulo: Expressão Popular, 2020.
GRIPP, G.; BARBOSA, M. L. O. 2014. A sociologia da educação superior: ensaio de mapeamento do campo. In: BARBOSA, M. L. O. (ed.). Ensino superior: expansão e democratização. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2014.
MARCONDES, Danilo. Introdução à História da Filosofia: dos pré-socráticos a Wittgeinsten. Zahar – 13.ª. Rio de janeiro, 2010.
MARINHO, Maria Gabriela. Racionalidades em Disputa. Intervenções da Fundação Rockefeller na Ciência, Medicina e Práticas Médicas do Brasil e América Latina. / Maria Gabriela S. M. C. Marinho, André Mota, Cristina de Campos (organizadores). – São Paulo: USP, Faculdade de Medicina: UFABC, Universidade Federal do ABC: CD.G Casa de Soluções e Editora, 2015.
MARTINS, Carlos Benedito. Adeus, Humboldt? O Ensino Superior contemporâneo no contexto da globalização. Integración y Conocimiento, 10 (2), 134–162. 2021.
MOURÃO, Arminda R.; ALMEIDA, Carlos A. G. de. A Reforma do Ensino Superior Brasileiro. (In) Amazônida: Revista do PPGE da Faculdade de Educação da UFAM. Manaus: EDUA, 2006.
OCDE (2008). Educação Terciária para a Sociedade do Conhecimento. Disponível: https://www.oecd-ilibrary.org/education/panorama-da-educacao-2008_9789264079823-pt. Acesso: 2708/2021.
RIBEIRO, Renato Janine. A Universidade e a Vida Atual: Fellini Não Via Filmes. 2.a ed. - São Paulo, Editora da Universidade de São Paulo, 2014.
RIBEIRO, Renato Janine. A Pátria Educadora em colapso: reflexões de um ex-ministro sobre a derrocada de Dilma Rousseff e o futuro da educação no Brasil. São Paulo: Três Estrelas, 2018.
SIMÕES, Mara Leite. O SURGIMENTO DAS UNIVERSIDADES NO MUNDO E SUA IMPORTÂNCIA PARA O CONTEXTO DA FORMAÇÃO DOCENTE. Revista Temas em Educação, João Pessoa, v. 22, n.o 2, p. 136-152, jul.-dez. 2013.
SILVA, J. H. Gondim. Anos que transformaram Roraima: uma visão crítica e histórica da UFRR. Boa Vista: Editora da UFRR, 2017.
TISCHER, Wellington; ROCHA, Isa de Oliveira. NOVAS UNIVERSIDADES FEDERAIS PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL – Expansão do Ensino Superior público e a interiorização dos campi. In: XVIII ENANPUR, 2019.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2024 Waldemar Moura Vilhena Jr
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Todo o conteúdo desta revista está protegido pela Lei de Direitos Autorais (9.610/98). A reprodução parcial ou completa de artigos, fotografias ou artes no geral contidas nas publicões deve ser creditada ao autor em questão. A revista Ambiente: Gestão e Desenvolvimento (ISSN 1981-4127) é distribuída sob a licença Creative Commons – Atribuição – uso comercial – compartilhamento pela mesma licença (BY). Há permissão de uso e criação de obras derivadas do material, contanto que haja atribuição de créditos (BY). As publicaçãos são distribuídas gratuitamente no site oficial.