Epistemologia de Larry Laudan e a licenciatura em Ciências Biológicas em contexto amazônico

Um estudo sobre o currículo e possíveis contriuições

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24979/ambiente.v1i1.1076

Palavras-chave:

ciências biológicas, Larry Laudan, Problemas Científicos, Formação Inicial

Resumo

Este artigo problematiza as possíveis aplicabilidades da epistemologia de Larry Laudan ao currículo e a práxis docente na Licenciatura em Ciências Biológicas sob o ponto de vista da ciência para resolução de problemas científicos. Objetivou-se a compreensão de como esta formação inicial pode se beneficiar das diretrizes laudanianas. Metodologicamente seguiu-se o método comparativo, de ênfase qualitativa e tipologia pesquisa documental, em que tivemos a oportunidade de analisar Projetos Pedagógicos de Cursos – PPCs de seis Instituições Públicas Federais de Ensino, situadas em unidades federativas localizadas na Amazônia legal que compuseram o corpus do trabalho. Com o olhar sobre a análise de conteúdo de Bardin (2011) apresentada por Sousa e Santos (2020), apenas em um PPC encontrou-se rastros de tal epistemologia nos documentos oficiais, sugerindo certo desconhecimento sobre os princípios laudanianos e possíveis aplicações. Aspiramos suscitar discussão sobre o currículo da formação inicial em Ciências Biológicas, contribuindo assim para uma formação inicial de professores mais crítica.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Virgínia Marne da Silva Araújo dos Santos, Universidade Estadual do Amazonas/UEA

    Doutoranda do programa de pós-graduação em educação em ciências e matemática pela Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática – REAMEC. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima- IFRR.



  • Patrícia Macedo de Castro, Universidade Estadual de Roraima/UERR

    Doutorado em Zoologia pela Universidade de São Paulo (USP). Docente permanente do PPG Educação em Ciências e Matemática da UFMT/UEA/UFPA pertencente a Rede Amazônica em Educação em Ciências (PPGECEM-REAMEC). Professora do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e do PPG Ensino de Ciências da Universidade Estadual de Roraima (UERR). Pesquisadora da Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado de Roraima (FEMARH).

  • Ricardo Carvalho dos Santos, Universidade Federal de Roraima/UFRR

    Doutorado em Biotecnologia pelo Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Biotecnologia da Rede BIONORTE (PPG-BIONORTE). Professor do Curso de Licenciatura Intercultural da Universidade Federal de Roraima - UFRR.

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BATISTA, Carlos Alexandre dos Santos e PEDUZZI, Luiz O. Q. Concepções Epistemológicas de Larry Laudan: uma ampla revisão bibliográfica nos principais periódicos brasileiros do ensino de ciências e ensino de física. Investigações em Ensino de Ciências, N°2, Rio Grande do Sul, v. 24, p. 38-55, ago. 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em::< BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf (mec.gov.br)> Acesso em: 10.12.21 às 9h10min.

______. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 2, DE 20 DE DEZEMBRO DE 2019. Disponível em: < rcp002_19 (mec.gov.br)>. Acesso em: 10.12.21 às 9h10min.

_______. Governo Federal. Decreto nº. 5.773, de 9 de maio de 2006. Brasília

DOURADO, Simone; Ribeiro, EDNALDO. Natureza da Pesquisa: Metodologia Qualitativa e Quantitativa. In: JÚNIOR, Carlos Alberto de Oliveira Magalhães; BATISTA, Michel Corci. Metodologia da pesquisa em educação e ensino de ciências. 1. ed. -- Maringá, PR: Gráfica e Editora Massoni, P.14-34, 2021.

LAUDAN, Larry. O papel dos problemas empíricos. In: LAUDAN, Larry. O Progresso e os seus problemas: rumo a uma teoria do crescimento científico. Tradução Roberto Leal Ferreira. São Paulo: Editora UNESP, P.17-97, 2011.

___________. Progress and its problems: towards a theory of scientific growth. Oakland -EUA, publishing company: University of California Press, 1978.

___________. Beyond Positivism And Relativism: Theory, Method, And Evidence. ‎Colorado -EUA, publishing company: Westview Press; 1st edition, 1996.

__________. Danger Ahead: The Risks You Really Face on Life's Highway. publishing company :JohnWiley & Sons, Inc.; 1st edition, 1997.

MAZUCATO, Thiago (org.). Metodologia da pesquisa e do trabalho científico. Penápolis: FUNEPE, 2018.

MESQUITA, Nyuara Araújo da Silva; SOARES Márlon Herbert Flora Barbosa. Relações entre Concepções Epistemológicas e Perfil Profissional Presentes em Projetos Pedagógicos de Cursos de Licenciatura em Química do Estado de Goiás. Química Nova na Escola, N° 2, São Paulo, v. 31, p. 123 – 131, mai. 2009.

MOREIRA, Marco Antonio e MASSONI, Neusa Teresinha. INTERFACES ENTRE VISÕES EPISTEMOLÓGICAS E ENSINO DE CIÊNCIAS. Ensino, Saúde e Ambiente. N1, Rio de Janeiro, v.9, p. 1-32, abr. 2016.

MOURA, Breno Arsioli. O que é natureza da Ciência e qual sua relação com a História e Filosofia da Ciência? Revista Brasileira de História da Ciência, n. 1, v. 7, p. 32-46, jan| jun 2014. Disponível em:http://www.sbhc.org.br/arquivo/download?ID_ARQUIVO=1932

SOUSA, José Raul de; SANTOS, Simone Cabral Marinho dos. Análise de conteúdo em pesquisa qualitativa: modo de pensar e de fazer. Pesquisa e Debate em Educação, Juiz de Fora: UFJF, v. 10, n. 2, p. 1396 - 1416, jul. - dez. 2020. ISSN 2237-9444. DOI: https://doi.org/10.34019/2237-9444.2020.v10.31559.

UFAC. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Universidade Federal do Acre, 2017. Disponível em: <http://www2.ufac.br/cbiologia/documentos/ppc2017.pdf> acesso em: 14.11.2021 às 16:48h.

UFAM. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas Diurno. Universidade Federal do Amazonas, 2012. Disponível em: <https://drive.google.com/file/d/1RgIiR7iT1T4w7DGQbcADgDiFgoqLvEzx/view> acesso em: 14.11.2021 às 17h.

_____. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas Noturno, Universidade Federal do Amazonas, 2012. Disponível em: <https://drive.google.com/file/d/1-gZ-YIqtzraBfdVD5J4KzAvmj4C-U5sc/view> acesso em: 14.11.2021 às 17:01h.

UFPA. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Universidade Federal do Pará, [s.d]. Disponível em:<https://drive.google.com/file/d/17imMDWZYo6Wq0Sr1MeYg5_lb--FIifq4/view> acesso em: 14.11.2021 às 17:06h.

UFMA. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Universidade Federal do Maranhão, 2013. Disponível em: <http://www.ufma.br/portalUFMA/arquivo/Dw7Fgtn55UHhBSM.pdf> acesso em: 12.12.2021 às 15:34h.

UFMT. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Universidade Federal do Mato Grosso, [s.d]. Disponível em: < https://www.ufmt.br/cegbio/images/uploads/PPC53.pdf> acesso em: 12.12.2021 às 15:37h.

UNIR. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2013. Disponível em: < https://docero.com.br/doc/es8vx8s>

UNESCO. Declaration on Science and the use of Scientific Knowledge. World Conference on Science, Budapest - Hungary, 26 juny 1 july ,1999.

Downloads

Publicado

28/07/2022

Como Citar

Epistemologia de Larry Laudan e a licenciatura em Ciências Biológicas em contexto amazônico: Um estudo sobre o currículo e possíveis contriuições . Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 46–55, 2022. DOI: 10.24979/ambiente.v1i1.1076. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/1076. Acesso em: 23 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

61-70 de 162

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.