A AÇÃO MEDIADORA DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NA APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

UMA CONSTRUÇÃO SÓCIO-HISTÓRICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24979/343

Palavras-chave:

Coordenador Pedagógico, Deficiência Intelectual, Lei de Diretrizes e Base da Educação, Aprendizagem

Resumo

As vivências como professoras no contexto da Educação Inclusiva possibilitaram-nos observar que em todas as escolas em que desenvolvemos nosso trabalho, a coordenação pedagógica encontra muitas dificuldades para se firmar no espaço educativo em relação à orientação, no que diz respeito à mediação do professor que atua com o aluno que apresenta deficiência intelectual. Desta forma, acaba por legitimar as dificuldades que os professores também sentem em relação à aprendizagem de tais alunos. Esta problemática conduziu o desenvolvimento desta pesquisa, que teve como objetivo investigar historicamente as relações sociais que estruturam a construção do trabalho do coordenador pedagógico e as implicações na prática social educativa conservadora para a aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual. Os pressupostos teórico-metodológicos do materialismo histórico-dialético e a crítica marxista respaldaram nossas análises aqui realizadas. Tais análises partem do entendimento da realidade concreta do sistema metabólico do capital, e para interpretarmos laçamos mão das Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) nº 4024/61, 5692/71 e 9394/96, pois a LDBEN é aquela que dá o delineamento legal e orienta para a função do coordenador pedagógico. O arcabouço teórico permitiu compreender que as contradições na história da sociedade de classes e a divisão social do trabalho acarretam uma cisão entre o significado da ação do coordenador e o sentido pessoal que essa ação tem para si implicando na prática social educativa conservadora para a aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Lana Cristina Barbosa de Melo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná

    Professora do Instituto Federal de Roraima. Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFAM, Pedagoga e Mestre em Educação

Downloads

Publicado

26/12/2019

Como Citar

A AÇÃO MEDIADORA DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NA APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: UMA CONSTRUÇÃO SÓCIO-HISTÓRICA. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 2.21, 2019. DOI: 10.24979/343. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/343.. Acesso em: 19 abr. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 326

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.