ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM RORAIMA

A RELAÇÃO ENTRE PRÁTICAS E FORMAÇÃO DO PROFESSOR

Autores

  • Elecy Rodrigues Martins Universidade Estadual de Roraima/UERR

DOI:

https://doi.org/10.24979/278

Palavras-chave:

Orientações oficiais, Variação linguística, Práticas de ensino, Formação de professor

Resumo

O propósito desse trabalho é apresentar orientações teóricas e oficiais sobre a abordagem da variação linguística em sala, como também apresentar indícios que sugerem uma formação profissional mais sistematizada para promoção de práticas de ensino mais condizentes com a proposta nacional e considerando o contexto de Roraima. Para tanto, expõe-se algumas orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para o ensino de língua portuguesa, especialmente os que se referem ao trato da variação linguística. Apresenta-se dados de pesquisas realizadas em Roraima que referem-se às práticas de ensino dessa disciplina e, partir dessas discussões, mostra-se a necessidade da oferta de formação adequada ao professor para promover ajustes entre o que se propõe e o que se oferece como ensino de língua portuguesa.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Elecy Rodrigues Martins, Universidade Estadual de Roraima/UERR

    Professora do curso de Letras da Universidade Estadual de Roraima- UERR/ Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa da Faculdade de Ciências e Letras – Unesp/Araraquara

Downloads

Publicado

01/10/2019

Edição

Seção

Artigos - Seção Varia

Categorias

Como Citar

ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM RORAIMA: A RELAÇÃO ENTRE PRÁTICAS E FORMAÇÃO DO PROFESSOR. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 142–149, 2019. DOI: 10.24979/278. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/278. Acesso em: 22 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

61-70 de 342

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.