Gestão por competências

Soft skills na Secretaria de Gestão de Pessoas do Tribunal de Justiça de Roraima

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24979/vyqtsc37

Palavras-chave:

Soft Skills, Gestão por Competências, Administração Pública

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar quais as Soft Skills são mais relevantes para as práticas administrativas da Secretaria de Gestão de Pessoas do Tribunal de Justiça de Roraima, através da perspectiva dos servidores formados em administração, utilizando-se da problemática “De que forma a identificação das Soft skills nas funções desenvolvidas pelos servidores públicos formados em administração contribuem para o melhor desempenho das atividades na Secretaria de Gestão de Pessoas?”. Por meio da análise, verificou-se que ‘flexibilidade’ e ‘resolução de conflitos’ foram apontadas como as Soft Skills mais presentes nos administradores, embora outras estivessem sido assinaladas como sendo mais relevantes para o desempenho das atividades desenvolvidas na Secretaria de Gestão de Pessoas, também foi possível averiguar que comunicação assertiva é a Soft Skills que precisa ser bem mais aperfeiçoada nos Administradores.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ALMEIDA, Rita K.; PACKARD, Truman G. (org.). Competências e Empregos: uma agenda para a juventude. Brasil: Grupo Banco Mundial, 2018. 38 p. Disponível em: https://documents1.worldbank.org/curated/pt/953891520403854615/pdf/123968-WP-PUBLIC-P ORTUGUESE-P156683-CompetenciaseEmpregosUmaAgendaparaaJuventude.pdf/>. Acesso em: 7 nov. 2022.

AQUINO, Gabriela Madrid. Percepção de justiça organizacional e de efetividade da gestão por competências por policiais federais. 2020. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade de Brasília, Brasília, 2020. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/38910/>. Acessado em: 4 de mai. 2022.

ARARUNA, Janaina Dantas. A Gestão por Competências e sua articulação com a Gestão Estratégica de Pessoas no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Monografia. ENAP. Brasília. Abril de 2018. 27p. Disponível em: https://repositorio.enap.gov.br/bitstream/1/3357/1/Janaina%20Dantas%20Araruna%20-%20TCC%20-%20EGP%2011%20-%20GEP.pdf/>. Acesso em: 5 de out. 2022.

BALARDIM, Eduardo. O administrador do futuro no Brasil: impactos da tecnologia e as competências mais importantes em 2030. Dissertação (Mestrado) – FIA (Fundação Instituto de Administração) da Universidade de São Paulo, 2019. 220 p. Disponível em: https://fia.com.br/wp-content/uploads/2019/05/Eduardo-Balardim_Vers%C3%A3o-Final_MPROF4.pdf/>. Acessado em: 2 de out. 2022.

BASSANI, Fernanda Michele. Soft Skills no ensino de Graduação em Ciências Contábeis. Dissertação (Mestrado em Controladoria e Contabilidade). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. 2021. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/225993/>. Acesso em 9 de set. 2022.

BATISTA, Celso Romão. Contribuições da gestão por competências quanto à alocação de pessoas no 2º Centro de Geoinformação. Trabalho de Conclusão de Curso. ENAP. Brasília, 2018. 48p. Disponível em: https://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3343/>. Acesso em 5 de out. 2022.

BORGES, Tiago Agustinho. Impacto, na transferência de aprendizagem, de tarefas de aplicação prática fora das aulas, durante o treinamento versus pós-treinamento de competências comportamentais (Soft-Skills). Trabalho de Conclusão de Curso. ENAP. Brasília, 2020. Disponível em: https://repositorio.enap.gov.br/handle/1/6340/>. Acesso em 14 de out. 2022.

BRASIL, Decreto 5.707, de 23 de fevereiro de 2006. Institui a Política e as Diretrizes para o Desenvolvimento de Pessoal da administração pública federal direta, autárquica e fundacional. 2006a. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004- 2006/2006/decreto/d5707.htm>. Acesso em: 11 de nov. 2022

BRASIL, Decreto 5.707, de 23 de fevereiro de 2006. Institui a Política e as Diretrizes para o Desenvolvimento de Pessoal da administração pública federal direta, autárquica e fundacional. 2006a. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004- 2006/2006/decreto/d5707.htm>. Acesso em: 11 de nov. 2022

BRASIL, Decreto 7.133, de 19 de março de 2010. Regulamenta os critérios e procedimentos gerais a serem observados para a realização das avaliações de desempenho individual e institucional e o pagamento das gratificações de desempenho de que a Lei 11.355, de 19 de outubro de 2006. 2006b. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007- 2010/2010/decreto/d7133.htm>. Acesso em: 11 de nov. 2022

CAPUANO, E. A. Gestão por competências no setor público: experiências de países avançados e lições para o Brasil. Revista do Serviço Público, v. 66, n. 3, p. 371-394, 2015.

CAVALCANTE, F. V.; RENAULT, T. B. Gestão por Competências: Uma Avaliação das Práticas de Gestão de Pessoas em uma Instituição Pública de Ciência e Tecnologia em Saúde. Revista de Administração Hospitalar e Inovação em Saúde, v. 15, n. 2, p. 89-107, 2018.

COSTA FILHO, C. W. et al. Principais instrumentos utilizados para mensuração de habilidades sociais em diferentes contextos: revisão integrativa. Research, Society and Development, v. 10, n. 17, p. e104101724508, 22 dez. 2021.

Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Competências transversais de um setor público de alto desempenho. 2020. Disponível em: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/5663/>.

FERREIRA, Juliana Pereira. Gestão por Competências da Administração Pública: A percepção dos gestores de recursos humanos sobre a contribuição dos ambientes virtuais de aprendizagem. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal Rural de Pernambuco. Recife, 2017. Disponível em: https://repositorio.enap.gov.br/handle/1/6597/>. Acesso em 1 de ago. 2022.

FRAUCHES, Vinicius de Souza. A Importância das soft skills no processo de transição dos recém-diplomados para o mundo do trabalho atual: um estudo quantitativo no Estado do Espírito Santo. Porto, 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.22/16044/>. Acesso em: 7 de nov. 2022.

JUNIOR, Derson da S. Lopes; MATOS, Josmar Sionti Arrais; NERI, Valdemir; MARINHO, Robson Moura; TAVARES, Cristina Zukowsky. Liderança Autêntica e desenvolvimento de Soft Skills. Conselho Regional de Administração do Paraná. 2020. Disponível em: http://recc.cra-pr.org.br/index.php/recc/article/view/237/>. Acesso em 6 abr. 2022.

LANDIM, Denise Vasconcelos. Gestão Por Competência Em Uma Instituição De Ensino Superior: Desenvolvimento De Um Plano De Capacitação Baseado Em Competências. Universidade Federal Do Ceará. 2017. Disponível em:

http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28081/>. Acesso em: 20 mai. 2022.

LEME, R. Gestão por competências no setor público. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2011.

LEPELEY, M.-T. et al. Soft Skills for Human Centered Management and Global Sustainability. Kindle ed. London: Routledge, 2021.

MARKO, Mariane. Competências individuais requeridas para trabalhadores das indústrias 4.0 da Região Sudoeste do Paraná. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas). Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Pato Branco, 2021. Disponível em: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26471/>. Acesso em: 4 de mai. de 2022.

MATIAS-PEREIRA, José. Administração Pública, 5ª edição. São Paulo: Grupo GEN, 2018. 9788597016093. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788597016093/>. Acesso em: 16 mai. 2022.

MIRANDA, Karoline Bezerra. Competências do líder do futuro na perspectiva dos gestpres do Ministério da Saúde. Monografia. Escola Nacional de Administração Pública (Enap). 2021. Disponível em: https://repositorio.enap.gov.br/handle/1/6591/>. Acesso em: 21 de mai. 2022.

MONTEZANO, L.; MEDEIROS, B. N.; PINHEIRO, A. O.; OLIVEIRA, C. A. A. M. Percepção de Servidores de uma Organização Pública Federal Quanto à Implantação da Gestão por Competências. Gestão e Sociedade, v. 13, n. 34, p. 2766-2792, 2019. Disponível em: http://www.spell.org.br/documentos/ver/51869/percepcao-de-servidores-de-uma-organizacao-publica-federal-quanto-a-implantacao-da-gestao-por-competencias/i/pt-br/>. Acesso em 7 de jun. de 2022.

MOTYL, Barbara; BARONIO, Gabriele; UBERTI, Stefano; SPERANZA, Domenico; FILIPPI, Stefano. How will Change the Future Engineers’ Skills in the Industry 4.0 Framework? A Questionnaire Survey. Procedia Manufacturing, v. 11, p. 1501-1509, 2017. ISSN 2351-9789. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.promfg.2017.07.282/>. Acesso em: 27 de abr. 2022.

OLIVEIRA, Míriam Aparecida Mesquita; PANTOJA, Maria Júlia. Teletrabalho e Atitudes frente à mudança em organizações públicas brasileiras: experiência e desafios. EnANPAD. 2020. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/355575657_Teletrabalho_e_Atitudes_Frente_a_mudanca_em_organizacoes_publicas_brasileiras_experiencias_e_desafios/>. Acesso em: 7 de jun. 2022.

PEDROSA, Nadia e SILVA, Luciano. A importância dos soft skills nas

descrições das vagas de gerente de projetos de TI. Revista Alcance. 26. 45-

10.14210/alcance. v26n1(Jan/Abr). 2019, p.045-060.

PENHAKI, Juliana de Rezende. Soft Skills na Indústria 4.0. 2019. 115 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade). Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019. Disponível em: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4275/>. Acesso em: 4 de maio de 2022.

RAULINO, Carlos Eduardo. Cultura Organizacional, recursos humanos e a sustentabilidade: o papel estratégico da gestão de pessoas no Instituto Federal de Santa Catarina. Dissertação (Mestrado). Universidade do Sul de Santa Catarina. Florianópolis. 2020. p. 91. Disponível em: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/2961. Acesso em: 1 de ago. 2022.

RODRIGUES, R. I.; SANTOS, J. M. dos; GOMES, C. Relação entre as soft skills e o desenvolvimento de carreira: o efeito moderador das expectativas de carreira entre estudantes de gestão de recursos humanos. Public Sciences & Policies, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 37–63, 2022. DOI: 10.33167/2184-0644. p. 37-63. Disponível em: https://cpp.iscsp.ulisboa.pt/index.php/capp/article/view/44/>. Acesso em: 27 abr. 2022.

SILVA, Gabryella Pereira da. A importância da adaptabilidade como competência para um gestor. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Administração) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022. Disponível em: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1798/>. Acessado em: 2 de out. 2022.

SOUSA, M. G. T. O.; BARBOSA, M. F. N. A Aplicação da Gestão por Competências nos Processos de Gestão de Pessoas: Um Estudo com os Servidores Técnico-Administrativos no Centro de Ciências Jurídicas e Sociais/UFCG. Reunir: Revista de Administração, Contabilidade e Sustentabilidade, v. 8, n. 3, p. 31-46, 2018. Disponível em: http://www.spell.org.br/documentos/ver/52722/a-aplicacao-da-gestao-por-competencias-nos-processos-de-gestao-de-pessoas--um-estudo-com-os-servidores-tecnico-administrativos-no-centro-de-ciencias-juridicas-e-sociais-ufcg/>. Acesso em: 5 de out. 2022.

Downloads

Publicado

01/11/2023

Como Citar

Gestão por competências: Soft skills na Secretaria de Gestão de Pessoas do Tribunal de Justiça de Roraima. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], p. 1–21, 2023. DOI: 10.24979/vyqtsc37. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/1227. Acesso em: 22 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

51-60 de 260

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.