Endomarketing
Políticas de atendimento do setor comercial - Roraima Energia
DOI:
https://doi.org/10.24979/s4wypc15Palavras-chave:
Endomarketing, Cliente interno, Políticas de atendimento e ComunicaçãoResumo
O tema abordado neste artigo é o Endomarketing aplicado às políticas de atendimento do setor comercial da Roraima Energia S.A. O objetivo central do trabalho foi identificar quais estratégias de endomarketing poderiam contribuir para as políticas de atendimento. A metodologia utilizada foi baseada em uma pesquisa bibliográfica, onde se obteve artigos e livros para a construção do referencial teórico, e também a pesquisa documental. O estudo de caso único consistiu em uma pesquisa de caráter qualitativo e quantitativo e está descrito na análise de resultados com gráficos e abordagens sugestivas conforme literatura do referencial teórico. Nas considerações finais estão descritas as observações da pesquisadora durante a realização do estudo de caso e sugestões de técnicas e estratégias para implementar o endomarketing no departamento pesquisado.
Downloads
Referências
ATAIDES, Fernanda Barros; OLIVEIRA, Guilherme Saramago; SILVA, Anair Araujo. A etnogtafia: uma perspectiva metodologica de investigação qualitativa. 2021.
ÁVILA, Robson Nery; COUTO Sabrina Valverde de Oliveira; KUROGI, Márcia Sumire. A importância do trabalho em equipe: uma revisão de literatura. Anápolis 2013.
AFFONSO, Ligia Maria Fonseca; ROCHA, Henrique Martins. Fatores organizacionais que geram insatisfação no servidor público e comprometem a qualidade dos serviços. 2010.
ARAGÃO, Ana Silva Martins; MARANHÃO, Thercia Lucena Granjeiro. Reconhecimento profissional e motivação nas empresas: Revisão sistemática da literatura. São Paulo, 2020.
ARAUJO, Leandro Rafael Jales de. A influência do endomarketing dentro do clima organizacional. Currais Novos, 2021.
BENDASSOLLI, Pedro F; Reconhecimento no trabalho: perspectivas e questões contemporâneas. Maringá, 2012.
CAVALIERI, Marco Antonio Ribas; BORN, Jeferson Carlos. Recuperação da teoria do planejamento estratégico. Paraná, Curitiba. 2012.
FILHO, Edson Pinto Ferreira; PEREIRA, Fernanda Abrantes; PASSOS, Graciela dos Santos; A influência do endomarketing e da comunicação interna na cultura organizacional. 2013.
GIL, Daniela. O endomarketing como elemento motivador: estudo de caso do Banrisul. 2018.
GODOY, Arilda Schmidt. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. São Paulo, SP, 1995.
GONÇALVES, Sarah Cristina Martins; MELO, José Airton Mendonça. A importância do endomarketing para a comunicação interna. Ponta Grossa, PR, 2017.
JOSÉ, Betânia Lúcia Cruz; ROSA, Ana Teresa Ratti Oliveira. O endomarketing como ferramenta estratégica de gestão. São Paulo, SP, 2019.
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin L. Administração de Marketing. 14ª edição. São Paulo, 2017.
LAND, Sabrina; PEREIRA, D. S. G. Comunicação interna: endomarketing como estratégia motivacional no ambiente de trabalho de uma empresa do ramo calçadista do vale Paranhana. Paranhana, RS, 2019.
LEITE, D. U. M. Endomarketing e Comunicação: um estudo de caso da empresa paraibana de comunicação. Cabedelo, PB, 2020.
LIMA, S. C. M. G; MELO, J. A. M. A importância do endomarketing para a comunicação interna. 2017.
MOURA, Josivan dos Santos; SANTOS, Adilson Silva; JESUS, Ilmara Santos; SANTOS, Joelma Vidal dos. Metodologia, o que é isso? A importância de pesquisa da disciplina de metodologia científica na formação acadêmica do aluno de graduação.
NASCIMENTO, Edivan José do. A importância do marketing de relacionamento para uma empresa de pequeno porte. João Pessoa, PB, 2012.
NETO, Andressa de Paula; VALDISSER, Cássio Raimundo. A importância do endomarketing: um estudo de caso na empresa Shirley Cabelo & Estética Unissex LTDA – ME. 2018.
NIZOLI, Laís Casarem. Marketing no ponto de venda. 2009.
NOVAES, Flávio de; Endomarketing: a gestão de pessoas como ferramenta para o crescimento organizacional. 2015.
NOVAES, Flávio. Endomarketing: a gestão de pessoas como ferramenta para crescimento organizacional. 2015.
OLIVEIRA, Hernandes Corra de; ZUZA, Marilda Sena Pereira; O endomarketing como ferramenta de comunicação e integração nas organizações. 2021.
OLIVEIRA, Tamires Aparecida Batista; VALENÇA, Kleber Certo Prado. A importância da metodologia e aprendizagem no ensino superior. 2015
PAIVA, William Mateus de; PAIVA, Denis Mateus de; GOMES, Sandra Pontes. Engajamento de funcionários no trabalho como diferencial estratégico. 2019.
RODRIGUES, Ilma Garcia da Silva. A importância das ações de Endomarketing para a valorização do capital humano e o crescimento das organizações. 2017.
RODRIGUES, Janaína Batista; FERREIRA, Sulamara Felipe; FERREIRA, Morsonico José. A qualidade no atendimento como fator de crescimento empresarial na loja Stylo modas em Uberaba-MG. Uberaba, MG, 2017.
SANTOS, Leandro Dorneles dos; BERTOLLA, Alexsander; TEIXEIRA, Enise; POLACINSKI, Edio; PATIAS, Jovani. Medindo a satisfação no trabalho de colabores de uma empresa pet. 2017.
VIOLIN, Fábio L; NUNES, Osmar Manoel; PAGNO, Rosane Rodrigues. Principais ferramentas de endomarketing utilizadas no setor varejista de médio porte no estado do Paraná. Paraná, PR.
TIBURCIO, Jussara Santana; SANTANA, Lídia Chagas. Comunicação interna como estratégia organizacional.
MAIO, Tiago Leite; A felicidade no trabalho: O impacto na gestão das organizações. Lisboa, 2016.
PAVÃO, Ana Celi; MARINO, Patrick Alexsander. O papel do gestor para a contribuição no desenvolvimento profissional e pessoal do colaborador em empresas do ramo gastronômico. Londrina, Paraná. 2019.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Érica Cristina dos Santos Lôbo, Fernanda Gouvea Luiz

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Todo o conteúdo desta revista está protegido pela Lei de Direitos Autorais (9.610/98). A reprodução parcial ou completa de artigos, fotografias ou artes no geral contidas nas publicões deve ser creditada ao autor em questão. A revista Ambiente: Gestão e Desenvolvimento (ISSN 1981-4127) é distribuída sob a licença Creative Commons – Atribuição – uso comercial – compartilhamento pela mesma licença (BY). Há permissão de uso e criação de obras derivadas do material, contanto que haja atribuição de créditos (BY). As publicaçãos são distribuídas gratuitamente no site oficial.