VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA

DESAFIO CONTEMPORÂNEO PARA A SEGURANÇA PÚBLICA

Autores

  • Rondinelli Santos de Matos Pereira Universidade Estadual de Roraima
  • Cláudio Belmino Rabelo Evangelista Universidade Estadual de Roraima
  • Ana Maria Lima de Freitas Universidade Estadual de Roraima

DOI:

https://doi.org/10.24979/196

Palavras-chave:

Idoso, violência, segurança pública, dignidade humana

Resumo

A discussão sobre a violência contra a pessoa idosa no país tomou impulso nas últimas duas décadas, sobretudo em razão do aumento crescente da expectativa de vida do brasileiro, hoje se situando na faixa de oitenta anos. Assim, as múltiplas faces da violência contra essa coletividade traduz-se, para além de um grave problema social, como um desafio contemporâneo para a Segurança Pública. Diante disto, este trabalho tem como objetivo investigar as causas do crescimento da violência ao idoso, bem como abordar as formas de agressão, a fim de colaborar com o desafio de reprimi-las, amparando-se em uma reflexão crítica do tema. Para tanto, utilizouse o método dedutivo para a estruturação do texto e
abordagem do questionamento acerca dos meios de prevenção e enfrentamento da violência contra a velhice. Dentre os primeiros resultados, constatou-se que, no mais das vezes, a ocorrência de maus-tratos ao ancião está relacionada ao despreparo no convívio com as dificuldades próprias da idade avançada, cuja manifestação ocorre sob formas diversas de agressão, inclusive, por preconceito ao envelhecimento. Nesse panorama, como ferramentas garantidoras da cidadania do idoso, a promoção de ações sociais preventivas e a adoção de políticas públicas, comprometidas com a repressão severa à violência perpetrada a esse grupo etário, revelam-se bastante eficazes. Destaca-se, ainda, que a violência contra o idoso é um dos grandes desafios contemporâneos da Segurança Pública, mas que não prescinde da ação coordenada e multidisciplinar entre profissionais de saúde e de assistência social, contemplando idosos em situação de vulnerabilidade, no sentido de alicerçar uma sociedade que promova o respeito ao envelhecimento e privilegie o direito à segurança pública, enquanto valor intrinsicamente ligado à dignidade humana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-07-15

Como Citar

PEREIRA, R. S. de M.; EVANGELISTA, C. B. R.; FREITAS, A. M. L. de. VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA: DESAFIO CONTEMPORÂNEO PARA A SEGURANÇA PÚBLICA. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 71–77, 2019. DOI: 10.24979/196. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/196. Acesso em: 24 jun. 2021.

Edição

Seção

Dossiês - II Seminário do MPSPDHC

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.