A construção do conhecimento

Breve discussão sobre aspectos histórico-epistemológicos e as contribuições de Karl Popper, Larry Laudan, Gaston Bachelard e Thomas Kuhn para a pesquisa em educação

Autores

  • Vandreza Souza dos Santos Universidade Federal do Amazonas/UFAM https://orcid.org/0000-0003-3237-9839
  • Mara Rykelma da Costa Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre/IFAC https://orcid.org/0000-0003-2798-1534
  • Vilma Luísa Siegloch Barros Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre/IFAC

DOI:

https://doi.org/10.24979/ambiente.v1i1.1073

Palavras-chave:

Educação., Teorias., Ensino., Ciências.

Resumo

Este artigo parte da inquietação na busca em compreender de que forma os teóricos Karl Popper, Larry Laudan, Gaston Bachelard e Thomas Kuhn, em diferentes épocas e visões de mundo, contribuem com suas ideias para o embasamento teórico da construção do conhecimento nos dias atuais. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e exploratória, apresentando elementos de uma abordagem qualitativa, pois, através destes aspectos metodológicos apresentam-se discussões e reflexões acerca das implicações que surgem durante a produção de conhecimento científico e a proposição de bases epistemológicas para a pesquisa em ensino de ciências. Desta forma, afirmamos com rigor científico de que Karl Popper, Larry Laudan, Gaston Bachelard e Thomas Kuhn precisam ser estudados e conhecidos por cientistas de diferentes áreas e, que seus preceitos podem ser considerados para nortear pesquisas na área da educação e do ensino de ciências, auxiliando na construção de problemas reais e na busca por suas respostas.

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Biografia do Autor

  • Vandreza Souza dos Santos, Universidade Federal do Amazonas/UFAM

    Professora de Química no Instituto de Natureza e Cultura – INC, da Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Mestra em Ensino de Ciências Naturais e Matemática – PPGECNM pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática – PPGECEM, pela Rede Amazônica de Educação em Ciência e Matemática – REAMEC.

  • Mara Rykelma da Costa Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre/IFAC

    Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática da Rede Amazônica de Educação em Ciência e Matemática (REAMEC) polo da Universidade Estadual do Amazonas/UEA. Mestre em Matemática (ProfMat) pela Universidade Federal do Acre/UFAC. Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Acre/UFAC. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre/IFAC.

  • Vilma Luísa Siegloch Barros , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre/IFAC

    Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática da Rede Amazônica de Educação em Ciência e Matemática pela Universidade Estadual do Amazonas/UEA. Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Acre/UFAC. Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Acre/UFAC. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre/IFAC.

Referências

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Publicado

28/07/2022

Como Citar

A construção do conhecimento: Breve discussão sobre aspectos histórico-epistemológicos e as contribuições de Karl Popper, Larry Laudan, Gaston Bachelard e Thomas Kuhn para a pesquisa em educação. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 22–34, 2022. DOI: 10.24979/ambiente.v1i1.1073. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/1073. Acesso em: 24 nov. 2024.

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