O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ABORDAGEM NA APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS DO 2º PERÍODO DA REDE MUNICIPAL, UTILIZANDO SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS DO EIXO TEMÁTICO SERES VIVOS
DOI:
https://doi.org/10.24979/bolmirr.v13i01.885Palavras-chave:
Educação. Ensino de Ciências. Infância. Brincar.Resumo
O lúdico na educação infantil: abordagem na aprendizagem das crianças do 2º período da rede municipal, utilizando sequências didáticas do eixo temático seres vivos. A partir da problemática levantada, a pesquisa desenvolvida no ano de 2016, em uma escola urbana do município de Boa Vista (RR), teve como objetivo propor um planejamento curricular por meio de sequências didáticas para o 2º. período da Educação Infantil de modo que possibilite uma aprendizagem dos objetivos para o eixo temático seres vivos para as crianças na faixa etária de cinco anos. Para o referencial teórico contamos com a colaboração dos estudiosos em educação, Piaget (1974, 1975), Kramer (1995, 1999), Oliveira (2002), Kuhlmann Junior (1998, 1999), Kishimoto (2000). Para tanto, o percurso metodológico foi pautado na abordagem qualitativa que possibilitou, por meio da pesquisa bibliográfica e documental, um aporte para a construção e desenvolvimento da proposta de sequência didática, a luz dos eixos norteadores, as interações e a brincadeira (a ludicidade). As análises discutem, principalmente a reflexão da ação e intencionalidade pedagógica do professor, na compreensão da função das atividades lúdicas como relevantes na mediação do trabalho pedagógico com as crianças. Conforme resultados, análises e avaliação das atividades realizadas nas três etapas da sequência didática, vivenciou-se a importância positiva das atividades lúdicas para as crianças, por meio de atividades que possibilitaram a assimilação de valores, aquisição de comportamentos, desenvolvimento das áreas do conhecimento, construção de regras e socialização, necessárias ao desenvolvimento integral das crianças
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 LIMA, M., CASTRO, P.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam no Boletim do Museu Integrado de Roraima concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem ao Boletim do Museu Integrado de Roraima o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação no Boletim do Museu Integrado de Roraima.