O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ABORDAGEM NA APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS DO 2º PERÍODO DA REDE MUNICIPAL, UTILIZANDO SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS DO EIXO TEMÁTICO SERES VIVOS
DOI:
https://doi.org/10.24979/bolmirr.v13i01.885Keywords:
Educação. Ensino de Ciências. Infância. Brincar.Abstract
O lúdico na educação infantil: abordagem na aprendizagem das crianças do 2º período da rede municipal, utilizando sequências didáticas do eixo temático seres vivos. A partir da problemática levantada, a pesquisa desenvolvida no ano de 2016, em uma escola urbana do município de Boa Vista (RR), teve como objetivo propor um planejamento curricular por meio de sequências didáticas para o 2º. período da Educação Infantil de modo que possibilite uma aprendizagem dos objetivos para o eixo temático seres vivos para as crianças na faixa etária de cinco anos. Para o referencial teórico contamos com a colaboração dos estudiosos em educação, Piaget (1974, 1975), Kramer (1995, 1999), Oliveira (2002), Kuhlmann Junior (1998, 1999), Kishimoto (2000). Para tanto, o percurso metodológico foi pautado na abordagem qualitativa que possibilitou, por meio da pesquisa bibliográfica e documental, um aporte para a construção e desenvolvimento da proposta de sequência didática, a luz dos eixos norteadores, as interações e a brincadeira (a ludicidade). As análises discutem, principalmente a reflexão da ação e intencionalidade pedagógica do professor, na compreensão da função das atividades lúdicas como relevantes na mediação do trabalho pedagógico com as crianças. Conforme resultados, análises e avaliação das atividades realizadas nas três etapas da sequência didática, vivenciou-se a importância positiva das atividades lúdicas para as crianças, por meio de atividades que possibilitaram a assimilação de valores, aquisição de comportamentos, desenvolvimento das áreas do conhecimento, construção de regras e socialização, necessárias ao desenvolvimento integral das crianças
Downloads
Additional Files
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 LIMA, M., CASTRO, P.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam no Boletim do Museu Integrado de Roraima concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem ao Boletim do Museu Integrado de Roraima o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação no Boletim do Museu Integrado de Roraima.