Racismo ambiental: colonialidade na exploração territorial

Autores

  • Luiz Souza Ministério Público do Estado de Roraima
  • Carlos Alberto Borges da Silva Universidade Estadual de Roraima/UERR

DOI:

https://doi.org/10.24979/bolmirr.v14i01.989

Palavras-chave:

Racismo ambiental; colonialidade; populações tradicionais.

Resumo

O presente artigo tem por pretensão relacionar o componente racial na ocupação destrutiva de territórios, assim como demonstrar a continuidade dos processos de expropriação de recursos naturais localizados em países da periferia do capitalismo nos projetos de desenvolvimento econômico. Através do conceito de racismo ambiental demonstrar-se-á que o crescimento econômico no contexto do que foi chamado de neoliberalismo, mostrou-se ser um modus econômico gerador de assimetrias sociais, com diversos níveis de desigualdades entre países e suas populações. Seus reflexos são visíveis nas formas de hierarquias nos modos de apropriação dos recursos naturais por instituições governamentais, jurídicas, econômicas, políticas e militares, afetando diretamente a qualidade de vida e segurança social de grupos étnicos, populações rurais e urbanas marginalizadas, com impactos diretos ao meio ambiente onde vivem populações tradicionais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Carlos Alberto Borges da Silva, Universidade Estadual de Roraima/UERR

    Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - (1992), mestrado em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - (1994), doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - (2006) e pós-doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo -USP e pelo ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa - IUL, Portugal, em 2011 e 2012. Atualmente é professor da Universidade Estadual de Roraima - UERR, e pesquisador antropólogo da Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, FEMARH, em Roraima. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia Urbana , Populações Afro-Brasileiras, Antropologia das terapêuticas de cura sócio-mágicas e estudos sobre violência e conflitos ambientais.

Downloads

Publicado

10/07/2021

Como Citar

Racismo ambiental: colonialidade na exploração territorial. Boletim do Museu Integrado de Roraima (Online), Brasil, v. 14, n. 01, p. 15–21, 2021. DOI: 10.24979/bolmirr.v14i01.989. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/bolmirr/article/view/989.. Acesso em: 19 abr. 2024.