Abelhas Melipona (Melikerria) (Hymenoptera Apidae) de Roraima
DOI:
https://doi.org/10.24979/bmirr.v15i1.1186Palavras-chave:
Biodiversidade, Bacia Amazônica, TaxonomiaResumo
Errata: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/bolmirr/article/view/1385
As abelhas do gênero Melipona estão organizadas em cinco subgêneros com mais de 60 espécies consideradas válidas e de ocorrência exclusiva dos Neotrópicos. Foram analisados os espécimes de Melipona (Melikerria) depositadas na Coleção de Abelhas do Museu Integrado de Roraima (MIRR) e do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). Foram reconhecidas três espécies de ocorrência para o estado de Roraima, Amazônia Setentrional: M. (Mk.) fasciculata Smith, 1854; M. (Mk.) interrupta Latreille, 1811 e M. (Mk.) compressipes (Fabricius, 1804) com e duas subespécies M. (Mk.) c. compressipes Moure, 1960; M. (Mk.) c. oblitescens (Cockerell 1919). Apresentamos neste trabalho uma chave de identificação para as espécies e subespécies que ocorrem no Brasil.
Palavras chaves: Biodiversidade, Bacia Amazônia, taxonomia.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Silvio Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam no Boletim do Museu Integrado de Roraima concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem ao Boletim do Museu Integrado de Roraima o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação no Boletim do Museu Integrado de Roraima.