ANÁLISE DE REDES SOCIAIS COM USO DO SOFTWARE UCINET E SUA APLICAÇÃO NA REDE DE PROFESSORES DE UMA UNIDADE DE ENSINO TÉCNICO AGRÍCOLA DE RORAIMA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24979/ambiente.v13i3.367

Palavras-chave:

Análise de redes sociais, Capital social, Ensino técnico agrícola

Resumo

Os argumentos teóricos e as evidências empíricas já sinalizados em termos de análises de redes sociais - ARS nos levam a acreditar que suas propriedades básicas possuem importantes consequências para os indivíduos e para as estruturas dos agrupamentos sociais, sobretudo em função das conexões realizadas no seu interior. O objetivo geral desse trabalho é compreender a importância da ARS como mecanismo de elevação da produtividade social do trabalho docente aplicado, como exemplo, em uma unidade de ensino agrícola no estado de Roraima, através da utilização do software UCINET. Do ponto de vista metodológico, a ênfase se concentra na apresentação do software e suas potencialidades em termos de ARS. O resultado esperado é a descrição da rede social dos professores da unidade educacional, identificando sua densidade, os atores-ponte, os agrupamentos existentes, de forma que nos permita uma análise em termos de capital social. De acordo com os dados, a rede social de professores no âmbito da escola técnica agrícola é diversa e complexa, em virtude de sua heterogênea composição em termos de formação acadêmica. Foram identificados atores de maior centralidade na rede, outros com perfil de atores-ponte, bem como a formação de grupos e subgrupos. As recomendações foram no sentido de explorar os atores centrais e os intermediários para cooptar os indivíduos de maior isolamento, bem como desenvolver estratégias de gestão pedagógica para promover a difusão e aproximação de docentes com área de formação e ano de entrada na instituição distintos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • João Henrique Rocha, Universidade Federal de Roraima/UFRR

    Graduado em Agronomia pela UFBA (1986), Mestre em Desenvolvimento Rural - UFBA (1998), Mestre (Mestrado Profissional) em Economia - UFRGS (2011), Doutor em Agronomia (Sociais Agrárias) - UFPE (2015). Atualmente é professor da Escola Agrotécnica da Universidade Federal de Roraima, com experiência docente na área das ciências sociais agrárias e em gestão e coordenação acadêmica e escolar.

Referências

ALDRIDGE, S.; HALPERN, D.; FITZPATRICK, S. Social Capital: A discussion paper. London: Performance and Innovation Unit, 2002.

BAQUERO, M. Construindo outra sociedade: o capital social na estruturação de uma cultura política participativa no Brasil. Revista de Sociologia e Política, Curitiba, n. 21, p. 83-108, 2003.

BURT, R. Brokerage and Closure: An Introduction to Social Capital. Oxford University Press, 2007.

CARRASCOSA, J. Redes de relaciones sociales en el área metropolitana de Buenos Aires: lazos familiares y amistades. Revista Hispana Para El análisis De Redes Sociales, Buenos Aires: v. 31, n. 2, p. 85-103, 2020.

CLARIDGE, T. Functions of social capital – bonding, bridging, linking. Social Capital Research & Training, New Zealand, p. 1–7, 2018.

MARTELETO, R. M.; SILVA, A. B. de O. Redes e Capital Social: o enfoque da informação para o desenvolvimento local. Ciência da Informação, Brasília, v. 33, n. 3, p. 41-49, 2004.

MILLÁN, R.; GORDON, S. Capital social: una lectura de tres perspectivas clásicas (Social Capital: An Interpretation from Three Classic Perspectives). Revista Mexicana de Sociología, p. 711–747, 2004.

PAULA, N. Q. de; BISCOLA, P. H. N.; FIGUEIREDO, J. C.; AZEVEDO, D. B. Associação entre medidas de centralidade em rede e a geração de cultivares: um estudo com centros de pesquisa da Embrapa.. In: XVI Congresso Latino-Iberoamericano de Gestão da Tecnologia. 2015, Porto Alegre. Anais do XVI Congresso Latino-Iberoamericano de Gestão da Tecnologia. 2015.

PUTNAM, R. The prosperous community: social capital and public life. The American Prospect, n.13, p. 35– 42, 1993.

RECUERO, R. DA C. Comunidades Virtuais em Redes Sociais na Internet: uma proposta de estudo. E-Compós, v. 4, 26 jun. 2005.

ROBISON, L.; SILES, M.; SCHMID, A. El capital social y la reducción de la pobreza: hacia un paradigma maduro. In: ATRIA, R. et al. (Comp.). Capital social y reducción de la pobreza en América Latina y el Caribe: en busca de un nuevo paradigma. Santiago de Chile: CEPAL, 2003. p. 51-114.

TÓDERO, S. A.; MACKE, J. Capital social em equipes de trabalho: uma análise segundo o grau de formalização dos processos. Revista Brasileira de Gestão e Inovação, v.2, n.2, Jan/Abril, p. 5-80, 2015.

WOOLCOCK, M. The place of social capital in understanding social and economic outcomes. Canadian Journal of Policy Research, p. 11 – 17, 2001.

Downloads

Publicado

14/01/2021

Edição

Seção

Ciências Socialmente Aplicadas

Categorias

Como Citar

ANÁLISE DE REDES SOCIAIS COM USO DO SOFTWARE UCINET E SUA APLICAÇÃO NA REDE DE PROFESSORES DE UMA UNIDADE DE ENSINO TÉCNICO AGRÍCOLA DE RORAIMA. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 63–71, 2021. DOI: 10.24979/ambiente.v13i3.367. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/367.. Acesso em: 29 mar. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 323

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.