O USO DE CONECTIVOS NA PRODUÇÃO TEXTUAL

Autores

  • Jaciara Assis Alves Universidade Estadual de Roraima/UERR
  • Maria do Socorro Melo Araújo

DOI:

https://doi.org/10.24979/279

Palavras-chave:

Conectivos, Produção textual, Ensino médio

Resumo

Diante das dificuldades que o aluno encontra no último ano do ensino médio em relação à preparação para as provas de redação dos vestibulares, o correto uso de conectivos pode influenciar positivamente na produção de um texto. Entretanto, o não uso, ou uso inadequado, desse recurso interfere na composição do sentido do texto. Procuramos compreender as dificuldades dos alunos do 3º de uma Escola Estadual de Rorainópolis – RR em produzir redações dissertativas e identificamos quais conectivos são mais utilizados pelos alunos nas produções, avaliamos se o uso inadequado desses conectivos prejudicaria a construção do sentido do texto. A pesquisa está fundamentada em Marcuschi (2008), Koch (2010), Guerra, (2014), Pacheco (2017). Partimos de uma oficina de intervenção para a coleta dos dados, cuja metodologia resultou na produção de um texto dissertativo, objeto principal para o estudo. A pesquisa mostra que metade dos alunos do terceiro ano ainda possui muita dificuldade quanto ao uso correto de conectivos dentro da produção de um texto dissertativo com qualidade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

01/10/2019

Edição

Seção

Artigos - Seção Varia

Como Citar

O USO DE CONECTIVOS NA PRODUÇÃO TEXTUAL. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 96–110, 2019. DOI: 10.24979/279. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/279. Acesso em: 25 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

141-150 de 173

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.