NÍVEL DE CONHECIMENTOS SOBRE LEISHMANIOSE TEGUMENTAR AMERICANA ENTRE MORADORES DA VILA DO APIAÚ, MUNICÍPIO DE MUCAJAÍ, RORAIMA, BRASIL

Autores

  • Jaime de Liege Gama Neto Universidade Estadual de Roraima/UERR
  • Clésia de Souza Paulo Universidade Estadual de Roraima/UERR
  • Mahedy Araujo Bastos Passos Centro de Ensino Profissionalizante do Governo de Roraima

DOI:

https://doi.org/10.24979/267

Palavras-chave:

Educação em saúde, Epidemiologia, Leishmania, Doenças negligenciadas

Resumo

Realizou­se estudo visando identificar os conhecimentos que os moradores da vila do Apiaú, (município de Mucajaí, Estado de Roraima) têm sobre a LTA (Leishmaniose Tegumentar Americana), visando à indicação de medidas de controle da transmissão da doença naquela localidade. No período de janeiro de junho de 2010 aplicou­se questionário contendo perguntas  abertas e fechadas abordando aspectos epidemiológicos, medidas de prevenção e tratamento. A população estudada foi de 130 de um total 659 habitantes, dos entrevistados 43% não sabem quem transmite a LTA, 17% ouviram falar da LTA através dos Agentes Comunitários de Saúde, 76,9% não conhecem o medicamento utilizado no tratamento, 79% desconhecem a existência de tratamento na rede pública de saúde e 74,6% não faz uso de medidas de prevenção da doença. Conclui­se que o nível de conhecimento que a população possui é deficiente para auxiliar a  prevenção da transmissão da doença, sendo recomendada a implantação de medidas de educação em saúde bem como de revisão e acompanhamento das ações da Estratégia Saúde da  Família na localidade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

01/06/2012

Edição

Seção

Artigos - Seção Varia

Como Citar

NÍVEL DE CONHECIMENTOS SOBRE LEISHMANIOSE TEGUMENTAR AMERICANA ENTRE MORADORES DA VILA DO APIAÚ, MUNICÍPIO DE MUCAJAÍ, RORAIMA, BRASIL. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 102–106, 2012. DOI: 10.24979/267. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/267.. Acesso em: 29 mar. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 253

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.