Sentidos e significados da Educação Física para os alunos do Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24979/y41prq46

Palavras-chave:

Educação Física, Sentidos, Significados, Ensino Médio

Resumo

Este texto apresenta reflexões e experiências que foram socializadas no curso de extensão “Possibilidades e desafios da Educação Física no Ensino Médio”, realizado pelo Curso de Licenciatura e Bacharelado de Educação Física da Universidade Estadual de Roraima (UERR), em novembro de 2021. O texto está dividido em duas partes: a apresentação dos conceitos sobre sentido e significado e sua relação com as aulas de Educação Física no Ensino Médio; as experiências pedagógicas no campus São Vicente. Para compreensão do sentido e significado da Educação Física para os estudantes do Ensino Médio, é importante conhecermos seu conceito, que neste caso recorro aos propostos por Bernard Charlot sobre a relação com o saber. As experiências relatadas neste texto se referem aos 1º, 2º e 3º anos, sendo uma com o teatro de nutrição (interdisciplinar), uma com as danças e outra sobre a educação para o lazer e o kart. A mudança de significado do conceito de Educação Física emitido pela sociedade só será possível se houver uma mudança de sentido para os alunos durante as aulas na escola, ou seja, é preciso modificar o sentido para o sujeito, pois as relações profícuas que estabelecerem com os saberes disponíveis durante as aulas, garantirão a legitimação de um novo significado para a Educação Física, que é social.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

AGUIAR, Wanda Maria Junqueira; OZELLA, Sergio. Núcleos de significação

como instrumento para a apreensão da constituição dos sentidos. Psicologia,

Ciência e Profissão, v. 26, n. 2, p. 222-245, 2006.

BERGER, Peter; LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade: tratado de sociologia do conhecimento. Petrópolis: Vozes, 1985.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre, RS: Artes Médicas Sul, 2000.

________. Ensinar a educação física ou ajudar o aluno a aprender o seu corpo-sujeito? In: DANTAS JUNIOR, H.; KUHN, R.; RIBEIRO, S. D. D. (orgs.). Educação física, esporte e sociedade: temas emergentes. São Cristóvão: Editora da UFS, 2009.

CORREIA, Walter Roberto. Planejamento participativo e o ensino da educação física no 2º grau. Revista paulista de educação física, supl. 2, p. 43-48, 1996.

Dança é coisa de homem, sim, senhor! 2015. Disponível em: https://diversao.terra.com.br/arte-e-cultura/danca/danca-e-coisa-de-homem-sim-senhor,ee9a10044fcbc410VgnVCM3000009af154d0RCRD.html Acesso em 17 de agosto de 2022.

DARIDO, Suraya Cristina; RANGEL, Irene Conceição Andrade. Educação Física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

DINIZ, Irlla Karla dos Santos e colaboradores. Dança no ensino médio: da contextualização à prática. In: DARIDO, Suraya Cristina (org.). Educação física no ensino médio: diagnóstico, princípios e práticas. Ijuí: Ed. Unijuí, 2017, p. 383-406.

FRANCO, Maria Amélia do Rosário Santoro. Pedagogia e prática docente. São Paulo: Cortez, 2012.

IFMT – SÃO VICENTE. Projeto pedagógico do curso técnico em Agropecuária integrado ao nível médio. IFMT – campus São Vicente, 2016.

KAWASHIMA, Larissa Beraldo. Sentidos e significados da Educação Física para os alunos do IFMT campus São Vicente: a pesquisa-ação como forma de construção coletiva de conhecimentos. 723f. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós- Graduação em Educação, Universidade Federal do Mato Grosso, Cuiabá, MT, 2018.

KAWASHIMA, Larissa Beraldo; BARBOSA, Elisangela Almeida. A educação física no contexto político pedagógico do IFMT. In: Revista Brasileira de Educação Física Escolar. São Paulo, ano VII, vol. 1, edição especial, julho de 2022, p. 186-202. Disponível em: https://www.rebescolar.com/Conpefe/A-EDUCA%C3%87%C3%83O-F%C3%8DSICA-NO-CONTEXTO-POL%C3%8DTICO-PEDAG%C3%93GICO-DO-IFMT- Acesso em 15 de agosto de 2022.

KAWASHIMA, Larissa Beraldo; SILVA, Arivan Salustiano da. Vamos falar de interdisciplinaridade? A nutrição e o teatro nas aulas de Educação Física e Língua Portuguesa. In: KAWASHIMA, Larissa Beraldo; MOREIRA, Evando Carlos. Educação Física no Ensino Médio: reflexões e práticas exitosas. Cuiabá-MT: EdUFMT Digital, 2020, p. 89-104. Disponível em: https://www.edufmt.com.br/product-page/educa%C3%A7%C3%A3o-f%C3%ADsica-no-ensino-m%C3%A9dio-reflex%C3%B5es-e-pr%C3%A1ticas-exitosas Acesso em 15 de agosto de 2022.

KRAWCZYK, Nora. Uma roda sobre os desafios do ensino médio. In: DAYRELL, Juarez; CARRANO, Paulo; MAIA, Carla Linhares. (orgs.). Juventude e ensino médio: sujeitos e currículos em diálogo. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014, p. 75-98.

LE BRETON, David. Condutas de risco: dos jogos de morte ao jogo de viver. Campinas, SP: Autores Associados, 2009.

O Preconceito contra o funk. 2011. Disponível em: http://funkmovimento.blogspot.com.br/2011/04/o-preconceito-contra-o-funk.html Acesso em 17 de agosto de 2022.

PEREIRA, Dimitri Wuo; ARMBRUST, Igor; RICARDO, Denis Prado. Esportes radicais de aventura e ação: conceitos, classificações e características. Corpoconsciência. Santo André-SP, FEFISA, v.12, n. 1, 2008, p. 37-55.

Vem dançar. Direção de Liz Friedlander. Estados Unidos: Playart, 2006. (118 min.), DVD, son., color. Legendado. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=g-yQDNu_uec

YOUTUBE. Nutriamigos. PEN - Programa de educação nutricional. 1 ao 6. Direção: Suzana Janson Franciscato e Produção. HGN Produções, São Paulo, 2010. Vídeo. Disponível em: http://www.youtube.com/embed/wv4kThJxKxQ Acesso em: 10 março de 2013.

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre, RS: Artmed, 1998.

Downloads

Publicado

17/07/2023

Como Citar

Sentidos e significados da Educação Física para os alunos do Ensino Médio. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], p. 172–202, 2023. DOI: 10.24979/y41prq46. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/1106. Acesso em: 24 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

31-40 de 189

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.