ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM RORAIMA
A RELAÇÃO ENTRE PRÁTICAS E FORMAÇÃO DO PROFESSOR
DOI:
https://doi.org/10.24979/278Palavras-chave:
Orientações oficiais, Variação linguística, Práticas de ensino, Formação de professorResumo
O propósito desse trabalho é apresentar orientações teóricas e oficiais sobre a abordagem da variação linguística em sala, como também apresentar indícios que sugerem uma formação profissional mais sistematizada para promoção de práticas de ensino mais condizentes com a proposta nacional e considerando o contexto de Roraima. Para tanto, expõe-se algumas orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para o ensino de língua portuguesa, especialmente os que se referem ao trato da variação linguística. Apresenta-se dados de pesquisas realizadas em Roraima que referem-se às práticas de ensino dessa disciplina e, partir dessas discussões, mostra-se a necessidade da oferta de formação adequada ao professor para promover ajustes entre o que se propõe e o que se oferece como ensino de língua portuguesa.
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