Ensino de ciências por meio da leitura de imagem

Estado do conhecimento de dissertações e teses brasileiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24979/ambiente.v17i2.1353

Palavras-chave:

Leitura de Imagens, Ensino de Ciências, Metodologias Educacionais, Estado do Conhecimento

Resumo

A importância crescente da leitura de imagens no ensino de ciências é reconhecida pela sua capacidade de tornar os conceitos científicos mais compreensíveis, relevantes e atrativos aos estudantes, contribuindo significativamente para a construção do conhecimento nessa área. Este estudo tem como objetivo elucidar o panorama atual das dissertações e teses brasileiras que exploram a utilização da leitura de imagens no ensino de ciências. A pesquisa visa identificar as diversas metodologias e propostas teórico-práticas utilizadas na leitura de imagem para esse fim. A análise aborda tendências recentes de publicações, técnicas metodológicas aplicadas e a implementação dessas abordagens pelos pesquisadores. A amostra abrange dissertações e teses arquivadas na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações e no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, publicadas entre janeiro de 2013 e março de 2023, selecionadas pelos descritores "ensino de ciências" e "leitura de imagem". Após a aplicação criteriosa de critérios de inclusão e exclusão, identificaram-se dez estudos alinhados aos objetivos propostos. A análise adotou a metodologia de análise de conteúdo de Laurence Bardin. Os resultados revelam perspectivas teóricas, metodológicas e práticas, convergindo para a visão de que o uso da leitura de imagens pode otimizar o ensino de ciências, promovendo discussões interdisciplinares e uma conexão reflexiva e dialética com a vida cotidiana. A revisão destaca também um notável aumento no número de pesquisas nesse campo nos últimos anos, embora aponte uma lacuna em estudos abordando essa temática, com uma significativa parcela priorizando o livro didático como principal fonte de imagens.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Cíntia Foloni Santoro, Universidade Estadual de Ponta Grossa

    Licenciada em Letras-Espanhol pelo Centro Universitário de Votuporanga-SP (UNIFEV), Especialista em Ensino de Literatura e Gramática pela ESAP/UNIVALE, discente do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNIOESTE). Mestranda do Programa de Ensino em Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Participa do grupo de pesquisa INTERART: Interação entre Arte, Ciência e Educação: diálogos e interfaces nas artes visuais, vinculado à Universidade Estadual de Ponta Grossa. Atua como professora na rede municipal de ensino desde 2011, e em cursos de formação de professores.

  • Thaís Mendes Rocha, Universidade Estadual de Maringá

    Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) em 2017. Concluiu o mestrado em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática também pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) em 2022. Além disso, possui quatro especializações (Lato Sensu) em 1) Metodologia do Ensino de Biologia (UNINTER, 2019); 2) Educomunicação (INTERVALE, 2022); 3) Produção de Material Didático (INTERVALE, 2022); e 4) Gamificação (INTERVALE, 2022). Atualmente é aluna bolsista CAPES de Doutorado em Educação, concentrada no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática (PCM) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa INTERART: Interação entre Arte, Ciência e Educação: diálogos e interfaces com as Artes Visuais da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) vinculado ao CNPq.

Referências

APARICI, R. Lectura de imágenes. Ediciones de La Torre: Madrid, 2006.

BACHELARD, Gaston. O Direito de Sonhar. 2. ed. São Paulo: Difel, 1986.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. 3 reimp. 1. ed. São Paulo: Edições 70, 2016.

DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José André Peres. Metodologia do ensino de ciências. São Paulo: Cortez, 2008.

DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual. 3 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

DUCHASTEL, Philippe; WALLER, Robert. Pictorial illustration in instructional texts. Educational technology, Englewood Cliffs, v. 19, n. 11, p. 20-25, 1979. Disponível em:https://www.researchgate.net/publication/234643932_Pictorial_Illustration_in_Instructional_Texts. Acesso em: 12 jan. 2024.

FERNANDES, Marina Machado. A arte no ensino de biologia: análise dos livros didáticos. 2016. 73 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências), Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2016.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.

IWASSE, Lilian Fávaro Alegrâncio. Leitura de imagens do círculo de cultura de Paulo Freire: possibilidades para a alfabetização científica e visual no ensino de ciências a partir das imagens de Francisco Brennand. 2022. 261 f. Tese (Doutorado em Ensino) - Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência e a Matemática, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2022.

KRESS, Gunther; VAN LEEUWEN, Theo. Reading images: the grammar of visual design. London: Routledge, 1996, 2006.

MENDES, Jacqueline Ribeiro de Souza. Leitura de esquemas e ensino de Biologia: o caso da respiração humana. 2020. 208 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências) - Universidade de Brasília, Brasília, 2020.

MIGLIORINI, Rafaela Alves. Joseph Wright e a Gruta das Encantadas: as potencialidades de uma proposta de inter-relação para o ensino de ciências. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2020.

NAVARRO, Talita Eloá Mansano. Utilização didática de imagens por formadores de futuros professores de ciências. 2013. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.

OESTREICH. Laura. Investigação de conteúdo imagético: o que revelam as imagens de células na internet? 2020. 222 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2020.

PANOFSKY. Erwin. Significado nas Artes Visuais. 3. ed. São Paulo: Perspectiva, 2007.

ROMANOWSKI, Joana Paulin. As licenciaturas no Brasil: um balanço das teses e dissertações dos anos 90. 2002. Tese (Doutorado) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002.

ROMANOWSKI, Joana Paulin; ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo “Estado da Arte” em educação. Revista Diálogo Educacional, Curitiba. v. 6. n. 19. p. 37-50. set/dez. 2006. Disponível em: chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/http://educa.fcc.org.br/pdf/de/v06n19/v06n19a04.pdf. Acesso em: 26 dez. 2023.

SANTOS, Alan Santos dos. Análise das Representações Imagéticas do Movimento: Fotografando o Livro Didático de Física. 2014. 111 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia / Universidade Estadual de Feira de Santana, Salvador, 2014.

SANTOS, Marina Vieira. Imagens e Ciências no Ensino Fundamental II: um estudo à luz da semiótica peirceana. 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino de Química) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017.

SILVA, Josie Agatha Parrilha; NEVES, Marcos Cesar Danhoni. Leitura de imagens como possibilidade de aproximação entre arte e ciência. Em aberto, Brasília, v. 31, n. 103, p. 23-38, set/dez. 2018. Disponível em: http://emaberto.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/3257. Acesso em: 26 dez. 2023.

SOARES, Daniela Gomes. A imagem fotográfica em livros didáticos de biologia: uma análise com base na semiótica. 2022. 124 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.

SOUZA, Jessilane Alves de. A importância da imagem no ensino de Biologia e proposta de uma sequência didática para o seu uso. 2020. 42 f. Dissertação (mestrado) - Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Universidade de Brasília, 2020.

Downloads

Publicado

03/09/2024

Como Citar

Ensino de ciências por meio da leitura de imagem: Estado do conhecimento de dissertações e teses brasileiras. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 127–147, 2024. DOI: 10.24979/ambiente.v17i2.1353. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/1353. Acesso em: 22 dez. 2024.

Artigos Semelhantes

51-60 de 347

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)