As perspectivas do trabalho do professor indígena com turmas multisseriadas

Autores

  • Maria Janilda da Silva Damascena Universidade Estadual de Roraima/UERR
  • Carmem Véra Nunes Spotti Universidade Estadual de Roraima/UERR
  • Alessandra de Souza Santos Universidade Estadual de Roraima/UERR

DOI:

https://doi.org/10.24979/tzaq5298

Palavras-chave:

Turmas Multisseriadas, Trabalho docente, Educacão Indígena, Formação de professores

Resumo

A pesquisa apresentou como objetivo analisar as perspectivas do trabalho do professor indígena com turmas multisseriadas em escolas indígenas do Estado de Roraima, e com objetivos específicos: compreender as perspectivas do professor indígena acerca do seu trabalho com turmas multisseriadas; discutir as possibilidades metodológicas para o processo de multisseriamento em escolas indígenas e identificar as possibilidades de construção de propostas de práticas pedagógicas integradoras nas classes multisseriadas. Já o problema da pesquisa é como desenvolver uma prática pedagógica integradora nas classes multisseriadas no Ensino Fundamental I, em escolas indígenas nos municípios do Estado de Roraima? O trabalho foi desenvolvido em uma formação continuada no Centro Estadual de Formação dos Profissionais de Educação de Roraima (CEFORR). Utilizou-se a abordagem qualitativa, de maneira descritiva derivada da aplicação de um questionário com os professores das classes multisseriadas. Mediante a situação, foi imprescindível realizar levantamentos bibliográficos para melhor distinguir como se dá o funcionamento dessa forma de organizar o ensino. Desse modo, a relação da abordagem teórica, destacou-se os autores como Hage (2010), Davini (2010), Rosa (2008), Silva (2011), Luckesi (2011) entre outros. Compreende-se que os resultados alcançados foram além dos desafios em relação à organização do tempo das aulas, verificou-se que os professores têm dificuldade em desenvolver seus planejamentos, dividir a atenção com os diferentes alunos por haver demandas específicas na turma, como ainda repassar os conteúdos para cada série/ano.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ANASTASIOU, Léa das Graças Camargo; ALVES, Leonir Pesaste. (Orgs.). Processos de ensinagem na universi­dade. Pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 3. ed. Joinville: Univille, 2004. p. 67-100.

BARDIN, Laurenc. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70. 2011.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988.

BRASIL. Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Legislativo, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Seção 1, n. 248, p. 27833-27841.

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Panorama da Educação do Campo. Brasília: Inep/MEC, 2006.

DAVINI, Maria Cristina. Currículo integrado. 2010. Disponível em: <http://lagarto.ufs.br/uploads/content_attach/path/11340/curriculo_integrado_0.pdf>. Acesso em: 19 setembro 2022.

FALCÃO. W.; PEREIRA. W. A aula de campo na formação crítico/cidadão do aluno: uma alternativa para o ensino de Geografia. In: Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia – ENPEG, 10, Porto Alegre, 2009.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 31. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001.

GANDIN, D. A Posição do Planejamento Participativo entre as Ferramentas de Intervenção na Realidade Instituto Latino-americano de Planejamento Participativo Porto Alegre, Brasil Currículo sem Fronteiras, v.1, n.1, pp.81-95, Jan/Jun 2001.

GEGLIO, Paulo César. O papel do coordenador pedagógico na formação do professor em serviço in: PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza, ALMEIDA, Laurinda Ramalho de. O coordenador pedagógico e o cotidiano da escola. 6ª ed, São Paulo: Loyola, 2003.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

HAGE, Salomão Muffarej. Movimentos sociais do campo e afirmação do direito à educação: pautando o debate sobre as escolas multisseriadas na Amazônia paraense. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 87, n. 217, p. 302-312, set./dez. 2006.

HAGE, Salomão e ANTUNES-ROCHA, Maria Isabel (Orgs). Escola de Direito: Reinventando a Escola Multisseriada. Belo Horizonte: Autentica Editora, 2010.

INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Panorama da educação no campo. Brasília: INEP, 2007.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem: componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez, 2011.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Elisa D. Afonso. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986, 99p. (Temas Básicos de Educação e Ensino).

MOLINA, Mônica Castagna (Org.). Educação do Campo e Pesquisa II: questões

para reflexão. Brasília: MDA/MEC, 2015.

NEVES, E. B. T. Recursos didáticos: mediadores semiotizando o processo ensino aprendizagem. 2005. 194 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória/ES, 2005.

OLIVEIRA, Franciele Jesus; SANTOS, Willian Lima; SOUZA, Anderson Teixeira de. Entre desafios e possibilidades: práticas docentes desenvolvidas em classes multisseriadas. Revista Científica da FASETE, v. 3, 2017.

PONCE, Anibal. Educação e Luta de Classes. Trad. De José Severo de Camargo Pereira.16ª ed. São Paulo. Cortez,1998.

REIS, Risolene Pereira. In. Mundo Jovem, nº. 373. fev. 2007, p.6.

ROSA, Ana Cristina Silva. Educação de Jovens e Adultos: o desafio das classes multisseriadas. São Paulo: Unesp, 2008. Dissertação de mestrado.

SILVA, Maria do Socorro. Educação Básica do campo: organização pedagógica das escolas do meio rural. In: SILVA, Maria do Socorro. (Org). Movimentos Sociais, Estado e Políticas Públicas de Educação do Campo: pesquisas e práticas educativas. João Pessoa: Editora da UFPB, 2011.

VEIGA, Ilma Passos A. A prática pedagógica do professor de Didática. Campinas, SP: Papirus, 1989.

WACHOWICZ, L. A. Avaliação e aprendizagem. In: VEIGA, I. P. (Org.). Lições de didática. São Paulo: Papirus, 2006. p. 135-160.

Downloads

Publicado

31/10/2023

Como Citar

As perspectivas do trabalho do professor indígena com turmas multisseriadas. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], p. 93–110, 2023. DOI: 10.24979/tzaq5298. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/1210. Acesso em: 24 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

101-110 de 344

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.