VISITA A UMA EXPOSIÇÃO CIENTÍFICA NA ÁREA DE BOTÂNICA POR ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE ATIVIDADE DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA COMO MOTIVADORA DO CONHECIMENTO
Palavras-chave:
Morfologia floral. Amazônia. Ensino de Ciências. Educação Não FormalResumo
No ensino de Ciências, a Botânica é tratada na escola como um conjunto de termos técnicos e dissociados do cotidiano. Nesse sentido, atividades de divulgação científica em espaços não formais de ensino mostram-se como uma alternativa de aproximar o conhecimento científico às ações do cotidiano. O objetivo deste trabalho foi relatar a participação, interação e motivação dos estudantes durante a visitação na exposição “Descobrindo os segredos das flores do lavrado” para ampliar os conhecimentos sobre os principais conceitos relacionados à morfologia e função das flores. O presente trabalho se configura com enfoque qualitativo e em um estudo interpretativo e descritivo. A coleta de dados foi realizada por meio de observações durante a visitação à exposição pelas turmas e pela aplicação de um questionário para avaliar o nível de satisfação dos estudantes sobre a exposição. Dentre os temas botânicos, os participantes apresentaram maior dificuldade na compreensão sobre reprodução e na associação dos nomes das peças florais e sua localização. Em geral, percebeu-se que as atividades interativas dentro dos módulos foram as que geraram maior satisfação entre os visitantes.
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