Avaliação de alguns parâmetros físicos e químicos das águas dos igarapés Caxangá e Mirandinha na área urbana da cidade de Boa Vista, Roraima
DOI:
https://doi.org/10.24979/bolmirr.v7i01.755Palavras-chave:
Água, Igarapé, Qualidade.Resumo
Este trabalho procura avaliar alguns parâmetros físico-químicos relacionados à qualidade das águas nos igarapés Caxangá e Mirandinha que deságuam no rio Branco e estão localizados no município de Boa Vista, Roraima. Foram escolhidos dois pontos para a realização das coletas, sendo o ponto 1, localizado no bairro Canarinho situado antes da captação de água da Estação de Tratamento de Água (ETA), e o ponto 2, no bairro Caetano Filho, localizado após a ETA do município de Boa Vista. Os parâmetros analisados nas amostras de água superficial in loco foram temperatura e potencial hidrogeniônico – pH, sendo que no laboratório foram avaliados os parâmetros condutividade elétrica, sólidos totais dissolvidos, cloro total e turbidez. Comparando os resultados obtidos com os parâmetros de qualidade dispostos na Resolução n° 357/2005 do CONAMA, os valores de condutividade elétrica e turdidez estavam acima do valor, devido provavelmente ao processo de urbanização desordenada que está afetando a qualidade da água destes igarapés.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam no Boletim do Museu Integrado de Roraima concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem ao Boletim do Museu Integrado de Roraima o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação no Boletim do Museu Integrado de Roraima.