Avaliação de alguns parâmetros físicos e químicos das águas dos igarapés Caxangá e Mirandinha na área urbana da cidade de Boa Vista, Roraima

Autores

  • Ivanise Rizzatti Universidade Estadual de Roraima - UERR
  • Iury Medeiros

DOI:

https://doi.org/10.24979/bolmirr.v7i01.755

Palavras-chave:

Água, Igarapé, Qualidade.

Resumo

Este trabalho procura avaliar alguns parâmetros físico-químicos relacionados à qualidade das águas nos igarapés Caxangá e Mirandinha que deságuam no rio Branco e estão localizados no município de Boa Vista, Roraima. Foram escolhidos dois pontos para a realização das coletas, sendo o ponto 1, localizado no bairro Canarinho situado antes da captação de água da Estação de Tratamento de Água (ETA), e o ponto 2, no bairro Caetano Filho, localizado após a ETA do município de Boa Vista. Os parâmetros analisados nas amostras de água superficial in loco foram temperatura e potencial hidrogeniônico – pH, sendo que no laboratório foram avaliados os parâmetros condutividade elétrica, sólidos totais dissolvidos, cloro total e turbidez. Comparando os resultados obtidos com os parâmetros de qualidade dispostos na Resolução n° 357/2005 do CONAMA, os valores de condutividade elétrica e turdidez estavam acima do valor, devido provavelmente ao processo de urbanização desordenada que está afetando a qualidade da água destes igarapés.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Arquivos adicionais

Publicado

25/04/2020

Como Citar

Avaliação de alguns parâmetros físicos e químicos das águas dos igarapés Caxangá e Mirandinha na área urbana da cidade de Boa Vista, Roraima. Boletim do Museu Integrado de Roraima (Online), Brasil, v. 7, n. 01, p. 17–23, 2020. DOI: 10.24979/bolmirr.v7i01.755. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/bolmirr/article/view/755.. Acesso em: 20 abr. 2024.