O PIBID e sua contribuição na formação dos acadêmicos de Licenciatura em Química da Universidade Estadual de Roraima

Autores

  • Eusani Sousa Universidade Estadual de Roraima - UERR
  • Iury Medeiros Universidade Estadual de Roraima - UERR
  • Ivanise Rizzatti Universidade Estadual de Roraima - UERR

DOI:

https://doi.org/10.24979/bolmirr.v11i01.790

Palavras-chave:

PIBID; Formação docente; Ensino de Química.

Resumo

O PIBID e sua contribuição na formação dos acadêmicos de Licenciatura em Química da Universidade Estadual de Rorai- ma. Este trabalho buscou identificar as concepções de alunos das duas primeiras turmas do curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual de Roraima, campus Boa Vista, sobre programas voltados para melhorar e incentivar a formação docente. Os alunos da 1a turma não participaram de ações do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) ou outro programa como motivadores para seguir a carreira docente, enquanto que a 2a turma participou desses programas. A pesquisa de caráter qualitativo incluiu análise de respostas a um questionário avaliadas de acordo com os métodos de Análise de Conteúdo. Os resultados indicaram que os objetivos do programa estão sendo parcialmente atingidos e indicam, também, alguns problemas na formação docente do grupo de alunos não participantes do PIBID ou outro programa durante a sua graduação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

04/05/2020

Edição

Seção

Ensino: seção especial do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências

Como Citar

O PIBID e sua contribuição na formação dos acadêmicos de Licenciatura em Química da Universidade Estadual de Roraima. Boletim do Museu Integrado de Roraima (Online), Brasil, v. 11, n. 01, p. 08–12, 2020. DOI: 10.24979/bolmirr.v11i01.790. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/bolmirr/article/view/790.. Acesso em: 19 abr. 2024.