Museu dos sonhos possíveis no instagram
A produção de memórias docentes como uma experiência criativa
DOI:
https://doi.org/10.24979/bolmirr.v16i1.1392Palavras-chave:
Professores, Formação, Experimentação, memóriaResumo
Esse texto é resultande de uma pesquisa para a criação do Museu dos Sonhos Possíveis que controu com a participação de dois professores e duas professoras da rede pública de ensino de Uberlândia (MG). Os docentes compartilham suas memórias em relação a sonhos, no exercício profissional no ambiente escolar, que se tornaram possíveis. Tendo como aporte teórico os pensamentos de Bakhtin e Paulo Freire, contextualizamos a relevância dos sonhos para uma ação docente consciente e modificadora de vidas. A base metodológica é a curadoria educativa proposta por Miriam Martins. Discutimos o quanto o compartilhamento de experiências entre os professores pode contribuir para o fortalecimento da docência.
Downloads
Referências
ARROYO, Miguel Gonzales. Outros sujeitos, outras pedagogias. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Para uma filosofia do ato responsável. [Tradução aos cuidados de Valdemir Miotello e Carlos Alberto Faraco]. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010.
CHIARELLI, Tadeu. As funções do curador, o Museu de Arte Moderna de São Paulo e o grupo de estudos de curadoria do MAM. 2 ed. revista e ampliada. São Paulo, MAM, 2008. p. 13-19. In: Chaimovich, Felipe, org. Grupo de Estudos de Curadoria, São Paulo: MAM, 2008, 267p. il.
CURY, Marília Xavier. Educação em museus: panorama, dilemas e algumas ponderações. Ensino em Re-Vista, v. 20, n. 1, p. 13-28, 2013.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
FREIRE, Paulo. Pedagogia dos Sonhos Possíveis. São Paulo: Paz e Terra, 2014.
GERALDI, João Wanderlei. A diferença identifica. A desilgualdade deforma. Percursos bakhtinianos de construção ética e estética. In FREITAS, M.T.; JOBIM E SOUZA, S. (Org.). Ciências humanas e pesquisa: Leituras de Mikhail Bakhtin. São Paulo: Cortez, 2007.
GUIDO, Lucia de Fatima Estevinho; CARVALHO, Daniela Franco. Biologias atravessadas por sensibilidades e inquietações da contemporaneidade: Educação em Foco, v. 21 n. 1, p. 155-139, 2016.
LARROSA, Jorge. Pedagogia Profana: danças, piruetas e mascaradas. 4. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.
MARTINS, Mirian Celeste. Curadoria educativa: inventando conversas. Reflexão e Ação. Revista do Departamento de Educação/UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul, vol. 14, n.1, p.9-27, 2006.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Daniela Carvalho, Ana Claudia da Motta Coelho de Resende Morato
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam no Boletim do Museu Integrado de Roraima concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem ao Boletim do Museu Integrado de Roraima o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação no Boletim do Museu Integrado de Roraima.