Museu dos sonhos possíveis no instagram
A produção de memórias docentes como uma experiência criativa
DOI:
https://doi.org/10.24979/bolmirr.v16i1.1392Keywords:
Professores, Formação, Experimentação, memóriaAbstract
Esse texto é resultande de uma pesquisa para a criação do Museu dos Sonhos Possíveis que controu com a participação de dois professores e duas professoras da rede pública de ensino de Uberlândia (MG). Os docentes compartilham suas memórias em relação a sonhos, no exercício profissional no ambiente escolar, que se tornaram possíveis. Tendo como aporte teórico os pensamentos de Bakhtin e Paulo Freire, contextualizamos a relevância dos sonhos para uma ação docente consciente e modificadora de vidas. A base metodológica é a curadoria educativa proposta por Miriam Martins. Discutimos o quanto o compartilhamento de experiências entre os professores pode contribuir para o fortalecimento da docência.
Downloads
References
ARROYO, Miguel Gonzales. Outros sujeitos, outras pedagogias. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Para uma filosofia do ato responsável. [Tradução aos cuidados de Valdemir Miotello e Carlos Alberto Faraco]. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010.
CHIARELLI, Tadeu. As funções do curador, o Museu de Arte Moderna de São Paulo e o grupo de estudos de curadoria do MAM. 2 ed. revista e ampliada. São Paulo, MAM, 2008. p. 13-19. In: Chaimovich, Felipe, org. Grupo de Estudos de Curadoria, São Paulo: MAM, 2008, 267p. il.
CURY, Marília Xavier. Educação em museus: panorama, dilemas e algumas ponderações. Ensino em Re-Vista, v. 20, n. 1, p. 13-28, 2013.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
FREIRE, Paulo. Pedagogia dos Sonhos Possíveis. São Paulo: Paz e Terra, 2014.
GERALDI, João Wanderlei. A diferença identifica. A desilgualdade deforma. Percursos bakhtinianos de construção ética e estética. In FREITAS, M.T.; JOBIM E SOUZA, S. (Org.). Ciências humanas e pesquisa: Leituras de Mikhail Bakhtin. São Paulo: Cortez, 2007.
GUIDO, Lucia de Fatima Estevinho; CARVALHO, Daniela Franco. Biologias atravessadas por sensibilidades e inquietações da contemporaneidade: Educação em Foco, v. 21 n. 1, p. 155-139, 2016.
LARROSA, Jorge. Pedagogia Profana: danças, piruetas e mascaradas. 4. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.
MARTINS, Mirian Celeste. Curadoria educativa: inventando conversas. Reflexão e Ação. Revista do Departamento de Educação/UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul, vol. 14, n.1, p.9-27, 2006.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Daniela Carvalho, Ana Claudia da Motta Coelho de Resende Morato
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam no Boletim do Museu Integrado de Roraima concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem ao Boletim do Museu Integrado de Roraima o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação no Boletim do Museu Integrado de Roraima.