GEOMETRIA ESPACIAL COM O SOFTWARE GEOGEBRA: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS PARA O ENSINO DE PIRÂMIDES

Autores

  • Ana Maria Mota Oliveira Scalabrin, Solange Mussato

Palavras-chave:

Geometria, Ensino, Tecnologia educacional, GeoGebra.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo relatar uma proposta de atividades investigativas exploratórias para o ensino de Pirâmides, por meio do software GeoGebra. Essa proposta faz parte da sequência de atividades elaboradas para compor o Produto Educacional produzido em uma pesquisa de mestrado profissional em Ensino de Ciências e Matemática, na Universidade Estadual de Roraima (UERR). Teoricamente, apresentamos uma breve trajetória sobre a origem da geometria e sobre o uso das tecnologias digitais no ensino e aprendizagem da matemática. As atividades investigativas relatadas neste trabalho foram elaboradas com o objetivo de possibilitar aos alunos a compreensão dos conceitos geométricos de pirâmides, por meio da construção, experimentação, manipulação e visualização gráfica, com os recursos do software GeoGebra. Dentro de uma abordagem qualitativa, buscamos, por meio da pesquisa-ação, propor e desenvolver uma sequência de atividades, em uma turma de 2ª série do Ensino Médio de uma escola pública localizada em Boa Vista-RR. Tal intervenção possibilitou a produção dos dados que foram registrados por meio de questionários, roteiro de observação da pesquisadora, registros fotográficos, arquivos digitais construídos com o software GeoGebra e registros escritos das atividades propostas. Os resultados evidenciam que a metodologia utilizada despertou o interesse dos alunos investigados em relação ao aprendizado da geometria espacial e a utilização do software GeoGebra possibilitou a visualização e manipulação dos objetos construídos, e consequentemente, investigação, compreensão dos conceitos de pirâmides e descobertas de conjecturas. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Arquivos adicionais

Publicado

12/27/2020

Como Citar

ANA MARIA MOTA OLIVEIRA SCALABRIN, SOLANGE MUSSATO. GEOMETRIA ESPACIAL COM O SOFTWARE GEOGEBRA: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS PARA O ENSINO DE PIRÂMIDES . Boletim do Museu Integrado de Roraima (Online), Brasil, v. 13, n. 01, p. 123–145, 2020. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/bolmirr/article/view/883. Acesso em: 12 abr. 2021.

Edição

Seção

Ensino: seção especial do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências